Tempo variável marca a reta final da semana em Portugal: da chuva ao frio, eis os distritos mais expostos
Reta final da semana com tempo variável em Portugal continental. Depois do sol, primeiro chega a chuva e no fim de semana vem o frio. Eis a mais recente previsão do estado do tempo!
O dia de hoje (23) fica marcado por uma subida das temperaturas, tal como a Meteored Portugal já havia antecipado e sustentando o cenário que se vem compondo nos últimos dias: a estabilidade meteorológica e a ausência do frio. Mas será assim a reta final da semana?
Neste dia os termómetros vão mesmo ultrapassar os 25 ºC em muitas localidades do Centro e Alentejo, tudo isto provocado pela intrusão de uma massa de ar anormalmente quente para a época. Santarém espera 26 ºC de temperatura máxima.
As amplitudes térmicas são também baixas, uma vez que não se têm registado grandes oscilações no período noturno, exceção feita para a última semana. Mas este cenário também mudará! Hoje é também um dia marcado pela quase nula nebulosidade, pelo sol e o vento fraco proveniente de leste, com exceção das terras altas, onde soprará com maior intensidade.
Quinta-feira (24) regressa a instabilidade e o dia fica marcado pela volta da chuva ao território nacional. Uma frente fria atravessará a geografia continental e deixará cair alguma precipitação um pouco por toda a geografia continental, ainda que maior expressão nas regiões Norte e Centro, em especial no litoral Norte.
O dia fica por isso marcado pela nebulosidade, pelo vento fraco do quadrante leste, que rodará para o quadrante oeste ao longo do dia e que pode ser por vezes forte nas terras altas, e também por uma descida da temperatura máxima, em especial na região Norte. Viana do Castelo deverá alcançar os 20 ºC de temperatura máxima.
Sexta-feira com uma maior acalmia na precipitação, mas com frio
As primeiras horas de sexta-feira (25) serão ainda marcadas pela passagem da frente fria, pelo que poderá ocorrer queda de precipitação até ao início da manhã. O dia fica também marcado por uma nova descida das temperaturas, em especial das temperaturas mínimas, que em alguns locais do interior Norte e Centro descem mais de 5 ºC. Bragança deverá alcançar os 5 ºC de temperatura mínima.
O céu estará ainda muito nublado nas primeiras horas do dia, tornando-se gradualmente pouco nublado ou limpo no interior Norte e Centro e na região Sul a partir do início da tarde. Já o vento soprará fraco a moderado, podendo ser por vezes forte nas terras altas.
Fim de semana com noites frescas e esperança na neve
O fim de semana traz algumas novidades, entre elas o frio, mas também a chuva, devido à presença de uma depressão isolada em altitude, uma gota fria, que descerá desde o sudoeste das ilhas britânicas até ao território nacional.
Esta gota fria fará com que no sábado (26) os termómetros alcancem temperaturas mínimas próximas de 0 ºC em alguns locais, sobretudo do interior Norte e Centro. Guarda deverá chegar aos 3 ºC de temperatura mínima e 9 ºC de máxima. É possível a formação de geada nos pontos mais abrigados do interior Norte e Centro.
Neste dia o céu deverá apresentar-se nublado durante todo o dia, havendo lugar à queda de precipitação, em especial nas regiões Centro e Sul. O vento neste dia soprará de noroeste com fraca a moderada intensidade.
Domingo (27) deverá ficar ainda marcado pela influência da gota fria, que segue o seu percurso até Sul, empurrado pelos anticiclones situados ao largo dos Açores e a leste da Península Ibérica. Haverá, por isso, lugar a precipitação durante o dia.
O céu deverá apresentar-se parcialmente nublado, com menor intensidade ao longo do dia. Já o vento tenderá a soprar fraco a mordo proveniente do quadrante leste. Destaque ainda para uma subida das temperaturas, sobretudo nas regiões Norte e Centro. Castelo Branco deve chegar aos 17 ºC.