Calor tórrido atinge Portugal este fim de semana: será para ficar?

Se até agora os dias estivais têm sido amenos, esta situação mudará em breve. No próximo fim de semana, o primeiro episódio de calor tórrido atingirá algumas regiões de Portugal continental, com os termómetros a atingir os 43 ºC! Até quando durará? Saiba mais aqui!

Com a chegada do verão, era inevitável que o calor surgisse no nosso país. Mas se nos últimos dias o tempo até esteve fresco ou ameno, sobretudo no Norte onde chuviscou, a escalada acentuada das temperaturas ocorrerá este fim de semana. Assim, a situação de calor extremo prevista por nós antecipada há alguns dias, ganha cada vez mais consistência.

O primeiro episódio de calor tórrido em várias regiões de Portugal continental está prestes a chegar. As temperaturas máximas vão disparar entre sexta-feira (9) e domingo (11). Durante esses três dias, estima-se que sábado (10) seja o dia mais quente. A chegada de uma massa de ar extremamente quente proveniente do Norte de África, o reduzido teor de humidade atmosférica e o posicionamento e reforço do anticiclone dos Açores serão os fatores responsáveis pela subida das temperaturas. As regiões da Beira Baixa, Ribatejo, Alentejo e Algarve serão as mais afetadas e, com valores térmicos tão elevados, o risco de incêndio florestal será bastante acentuado.

Devido ao tempo quente e seco, as temperaturas máximas poderão chegar pontualmente aos 43 ºC nalgumas localidades do país. Hidrate-se bem e procure abrigo em locais arejados e à sombra.

No sábado, devido ao tempo quente e seco, os termómetros vão atingir ou pontualmente superar os 40 ºC, em localidades como Vila Velha de Ródão, Coruche, Alcácer do Sal, Grândola, Elvas, Reguengos de Monsaraz, Mértola e Alcoutim. Lembre-se: a hidratação do corpo é importante para evitar que o calor prejudique a nossa saúde, por isso, procure refrescar-se frequentemente e abrigue-se em locais frescos e à sombra.

youtube video id=pVq5KuYpVXE