Tempo para os próximos dias em Portugal: descida gradual e acentuada das temperaturas mínimas até ao fim de semana
A segunda metade da semana ficará marcada por uma gradual e considerável descida das temperaturas em Portugal que se irá registar, pelo menos, até ao fim de semana. Conheça aqui os pormenores da previsão!
Depois de uma semana de tempo ameno em praticamente todo o território nacional, com temperaturas anomalamente mais quentes, o país acordou hoje com temperaturas notavelmente baixas, mais naturais para esta época do ano, principalmente nas regiões Norte e Centro.
A segunda metade desta semana trará uma massa de ar frio polar a Portugal continental, o que se traduzirá numa gradual e considerável descida das temperaturas mínimas até ao fim de semana, com especial incidência no período noturno.
Esta quarta-feira (22) foi marcada por céu pouco nublado ou limpo, descida já acentuada das temperaturas pela madrugada e pela formação de geadas pela manhã, em especial no interior Norte e Centro da geografia continental. O vento soprou globalmente fraco a moderado, de norte/nordeste, com maior intensidade nas terras altas. Esta noite Miranda do Douro registou, no distrito de Bragança, uma temperatura mínima de -0,7 ºC, às 8 da manhã.
Amanhã, quinta-feira (23) o tempo manter-se-á estável, seco, frio e geralmente limpo, apesar da presença de alguma nebulosidade de alta altitude, em especial no Norte e Centro e no litoral Alentejano, que surgirá, previsivelmente, pela madrugada e parte da manhã. Prevê-se que ocorra a formação de geadas nas planícies e vales abrigados do interior Norte e Centro.
O vento deverá soprar do quadrante leste, fraco a moderado (até 30 km/h), bafejando com intensidade moderada a forte nas terras altas do Norte e Centro, em especial até meio do período da tarde. É esperado um forte arrefecimento noturno. Na cidade mais alta do país, a Guarda, os termómetros deverão bater os 3 ºC de mínima.
Sexta-feira (24) não trará grandes novidades, continuando a gradual descida das temperaturas mínimas, esperando-se um acentuado arrefecimento no período da noite. Assim, prenuncia-se um ambiente maioritariamente frio, estável e seco. A temperatura máxima não deverá ir além dos 15 ºC em Castelo Branco.
O vento continuará a soprar predominantemente do quadrante leste, fraco a moderado, rodando para norte no litoral e nos territórios a sul do rio Tejo na parte da tarde. Soprará ocasionalmente forte nas terras altas do Norte e Centro, em especial até meio da manhã. É igualmente esperada a formação de geada no interior Norte e Centro, e nos locais mais abrigados do interior Sul. Existe a possibilidade de formação de nevoeiro matinal no interior Norte e Centro.
Fim de semana sem grandes oscilações
No sábado (25) é expectável que se mantenha a tendência, não havendo lugar a surpresas, apesar da manutenção das temperaturas mínimas, o tempo manter-se-á estável, seco, frio e geralmente limpo. Uma vez mais, prevê-se a formação de geadas interior Norte e Centro e nas planícies e vales mais abrigados a Sul. O vento deverá soprar fraco a moderado do quadrante norte, mantendo uma tendência mais forte nas terras altas do Norte e Centro.
A amplitude térmica voltará a evidenciar-se e verificar-se-á um acentuado arrefecimento noturno, esperando-se uma noite gélida, em especial nos territórios do interior Norte e Centro da geografia continental. Pelo segundo dia consecutivo, é provável que haja lugar à formação de nevoeiro matinal no interior Norte e Centro. São esperados 5 ºC de mínima em Vila Real.
Para domingo (26) prevê-se, globalmente, uma ligeira subida das temperaturas mínimas, principalmente nos territórios a sul do rio Tejo. Nos territórios do interior Norte e Centro deverá continuar a registar-se um acentuado arrefecimento noturno, com uma descida de 1 ºC a 2 ºC em relação a sábado.
O céu deverá continuar pouco nublado ou limpo, o vento soprará fraco a moderado (até 25 km/h) de leste/nordeste, soprando por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas do Norte e Centro, até ao final da manhã. Deverá, novamente, haver lugar à formação de geada no interior Norte e Centro, e nos locais mais abrigados do interior Sul. É também previsível que se assista à formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais da geografia continental.