Tempo para o fim-de-semana: a chuva está de volta a Portugal! Saiba onde e até quando.

Tal como avançamos na previsão para o fim-de-semana, a chuva está novamente de volta à nossa geografia. Mas terá vindo para ficar? E em que zonas esta terá mais expressão? Veja aqui!

Tal como foi dito aqui, o dia de hoje começou com alguma precipitação, logo no início da madrugada, no noroeste do país, sendo que esta tende a alastrar-se para os distritos do Porto, Braga e Vila Real, podendo incidir, também, sobre Aveiro e alguns pontos de Coimbra e Viseu.

Contudo, a partir das últimas horas da tarde esta chuva deverá dissipar-se do nosso território. Desta forma, para sábado, espera-se um dia seco, mas parcialmente nublado, especialmente nas regiões Norte e Centro, podendo contar com algumas abertas. No domingo, a chuva poderá voltar ao final do dia, também ao noroeste do país, ainda que com pouca expressão.

E as temperaturas como serão?

Quanto às temperaturas máximas, no dia de hoje, sexta-feira, os termómetros podem chegar aos 31ºC, em vários locais do Baixo Alentejo e Algarve. Porém, denota-se uma descida nas regiões a norte, principalmente nas zonas afetadas pela chuva e nebulosidade, onde se prevêm máximas de 18ºC para Viana do Castelo, 19ºC para o Porto e 20ºC para Vila Real.

Apesar da visita da chuva, Portugal deverá contar com temperaturas dignas de verão no sul do país, mas mais frescas a norte, dando-se, assim, uma discrepância acentuada entre regiões.

Amanhã, sábado, deverá haver uma descida generalizada das mesmas, apesar de, mesmo assim, os termómetros chegarem aos 29ºC nos mesmos locais do sul. Já a norte, o cenário mantém-se idêntico em relação às temperaturas, apenas com uma ligeira diminuição para o Porto, que deverá alcançar os 18ºC.

anomalia térmica
As temperaturas sentidas nesta altura do ano estão abaixo da normal climatológica, em grande parte do território continental. Estas são as anomalias às 15h de sábado, dia 15 de junho.

No domingo denotar-se-á uma subida ligeira da temperatura, um pouco por todo o país, mas que se sentirá mais também no sul, não havendo variações significativas no norte.

Como podemos ver no mapa acima, estas temperaturas não são normais para a época. Com exceção da faixa litoral (não total) e o sul, todo o continente português se encontra com temperaturas abaixo do que estas deveriam estar, com valores compreendidos entre os 10ºC e os 2ºC a menos do que a normal climatológica.

Para estar a par desta e de mais informações acerca do estado de tempo em Portugal, aconselhamos que se mantenha atento às nossas previsões.