Tempo no Halloween e Dia de Todos os Santos em Portugal: chuva forte e trovoada deixam estes distritos sob aviso amarelo
A gota fria que atingiu Espanha nas últimas 24 horas está a caminho de Portugal continental. Vários distritos já estão sob aviso amarelo por chuva, trovoada e granizo. Irá o tempo continuar assim até ao Dia de Todos os Santos? Eis a previsão.
O tempo em Portugal continental no dia de Halloween - quinta-feira, 31 de outubro - e Dia de Todos os Santos - sexta-feira, 1 de novembro, será condicionado pela movimentação da depressão isolada em altitude (também conhecida como gota fria) que esteve nas últimas 24 horas a afetar fortemente a vizinha Espanha.
Por lá, no levante peninsular, nomeadamente na província de Valência onde foram registadas inundações catastróficas, a chuva torrencial acumulada atingiu quantidades iguais ou superiores (em mm) aquela que cai, em média, no prazo de 1 ano! Além disto, houve granizo, trovoada e inclusive tornados. Uma verdadeira calamidade.
12 distritos em aviso amarelo já esta quarta-feira
Esta quarta-feira (30) o IPMA colocou 12 distritos do Continente sob aviso amarelo (Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Santarém, Castelo Branco, Portalegre e Évora) devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada. Não se exclui a hipótese de granizo. Este aviso estará válido até à meia-noite.
Na quinta-feira, 31 de outubro e dia do Halloween, dos distritos supracitados, 5 manter-se-ão sob aviso amarelo - Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Évora entre as 12:00 e a meia-noite. O aviso amarelo por previsão de aguaceiros, pontualmente fortes e potencialmente acompanhados de trovoada será alargado a mais 2 distritos - Beja e Faro - estando em vigor no mesmo período.
Para sexta-feira, 1 de novembro e Dia de Todos os Santos, antecipa-se a possibilidade de novos avisos serem emitidos (terão de ser definidos oficialmente).
Isto porque, de acordo com a atual projeção dos mapas de referência da Meteored, deverá chover tanto de manhã, como de tarde, de norte a sul do Continente, e com especial incidência nas regiões do interior no feriado de Todos os Santos. A precipitação - em regime de aguaceiros - poderá ser acompanhada de trovoada e expressar-se pontualmente sob a forma de granizo.
Adicionalmente, prevê-se ainda a gradual descida das temperaturas máximas ao longo dos próximos dias e vento fraco a moderado do quadrante Leste que sustentará a movimentação e impacto desta depressão.