Tempo em Portugal para os próximos dias: variações bruscas na temperatura seguidas pelo regresso da chuva. Saiba quando
Depois de dias de precipitação forte e persistente, vento intenso provocados pela depressão Aitor e por um rio atmosférico, e de ar mais frio causados pela intrusão de uma massa de ar polar marítima, eis que teremos mudanças no estado do tempo.
O estado do tempo em Portugal continental esta sexta-feira (27) ficou marcado por uma mudança. Ainda assim, hoje, ainda se registaram temperaturas baixas (entre 2º a 10º C abaixo da média de referência) e houve lugar à ocorrência de precipitação sob a forma de aguaceiros dispersos em especial nas regiões Norte e Centro no período da manhã.
Já no início da tarde o cenário começou a mudar e sol apareceu por todo o território continental, devido a uma maior influência de um anticiclone, 'sugado' pela movimentação da depressão Aitor, e que tenderá também a influenciar o estado do tempo pelo menos até ao início da próxima semana.
Amanhã (28) o destaque vai ainda para as temperaturas baixas, em especial no período noturno. Bragança deverá registar 4 ºC de temperatura mínima. Em locais mais abrigados poderá haver lugar à ocorrência de geada. Durante o dia conheceremos uma ligeira subida das temperaturas, em especial das máximas.
Haverá ainda alguma nebulosidade, em especial na região Centro e no Alentejo. O vento tenderá a sobrar do quadrante leste, podendo ser por vezes forte nas terras altas. No litoral oeste, em especial a sul do cabo Mondego, o vento tenderá a soprar do quadrante norte.
Mais sol, menos nuvens e vento e temperaturas mais altas
Domingo (29) é esperada uma subida significativa das temperaturas em praticamente toda a geografia continental provocado pela entrada de uma massa de ar mais quente, fazendo lembrar o verão. Santarém deverá chegar aos 27 ºC de temperatura máxima. Ainda assim, espera-se um acentuado arrefecimento noturno.
O céu apresentar-se-á em geral pouco nublado ou limpo, apenas com alguma nebulosidade no extremo noroeste de Portugal Continental no período da tarde. O vento deverá soprar fraco do quadrante oeste, com maior intensidade na faixa costeira ocidental a sul do cabo Carvoeiro.
Segunda-feira (30) haverá lugar a nova subida das temperaturas máximas. O sol deverá predominar em praticamente toda a geografia continental, à exceção do Minho e Douro Litoral, onde o céu deverá estar muito nublado e onde não se descarta a queda de alguma precipitação.
A partir do final da tarde e início da noite perspetiva-se que a nebulosidade comece a percorrer a geografia continental, prenúncio do cenário do dia seguinte. O vento tenderá a soprar em geral fraco predominando do quadrante oeste, à exceção da faixa costeira ocidental a sul do cabo Carvoeiro, onde deverá soprar com maior intensidade.
Mudança de tempo à vista?
Terça-feira (1) trará uma nova mudança no estado do tempo. A começar logo pela descida das temperaturas máximas, em alguns locais de forma abrupta. Coimbra deverá registar 22 ºC de temperatura máxima. As temperaturas mínimas, pelo contrário, conhecerão uma agradável recuperação, menorizando o arrefecimento noturno.
O céu vai estar praticamente nublado em todo o território nacional e haverá lugar à presença de chuva nas regiões Norte e Centro, devido à chegada de uma frente fria, cenário que provavelmente se manterá nos dias consequentes, embora seja cedo para o afiançar. O vento deverá soprar fraco a moderado do quadrante oeste.