Tempo em Portugal para os próximos dias: gota fria causa brusca descida das temperaturas, aguaceiros, granizo e trovoada

Os próximos dias em Portugal Continental serão marcados por uma significativa mudança no estado do tempo. Os dias quentes e secos darão lugar a temperaturas mais baixas, precipitação, trovoadas e granizo em algumas regiões. Eis a previsão!

Tal como a Meteored Portugal havia antecipado, o cenário depressionário começa a ganhar força, devendo estar já instalado sob o território continental durante o fim de semana aquilo a que se denomina de gota fria, uma depressão em altitude, que fará mudar drasticamente o estado do tempo nos próximos dias.

Hoje (7), tal como ontem (6), o dia fica marcado ainda pelo calor e abafamento, com exceção para as regiões litorâneas, com os termómetros a ultrapassarem os 30 graus Celsius em muitos locais. Destaque também para a presença de poeiras provenientes de África em suspensão, que ainda fazem pintar os céus (e não só) do país.

O céu apresenta-se com períodos de muito nublado. O dia fica também marcado pela instabilidade atmosférica, através da presença de aguaceiros, que serão por vezes fortes, sob a forma de granizo e acompanhados de trovoada, em especial a partir da tarde.

O vento sopra fraco a moderado, predominantemente do quadrante leste, rodando gradualmente para o quadrante sul, soprando por vezes forte nas terras altas.

Gota fria “transforma” o estado do tempo em Portugal Continental

Depois de uma sexta-feira (7) com muito calor, mas com instabilidade, sábado (8) deverá ficar marcado por uma drástica alteração no estado do tempo, sobretudo nas temperaturas, devido à passagem de uma bolsa de ar frio na geografia continental.

Assim, em alguns locais far-se-ão sentir descidas nas temperaturas que vão ultrapassar os 10 ºC. Este choque térmico deverá sentir-se com maior intensidade nas temperaturas máximas e nas regiões Norte e Centro. Coimbra, por exemplo, passará de 34 ºC de máxima na sexta-feira, para os 25ºC neste dia.

O céu ficará novamente marcado por períodos de muita nebulosidade. Os aguaceiros também se vão dar a conhecer, mostra da manutenção da instabilidade, podendo ser por vezes fortes e sob a forma de granizo e acompanhados de trovoada e rajadas fortes, em especial nas regiões Norte e Centro.

Já o vento deverá soprar fraco a moderado do quadrante sul, prevendo-se uma rotação, a partir do período da tarde, para oeste.

chuva portugal
Esta é a previsão da precipitação acumulada em Portugal continental até à 01:00 da madrugada da próxima quarta-feira, 12 de junho.

Dia de eleições europeias ainda sob influência da gota fria

Domingo (9) ficará marcado ainda pela influência do sistema depressionário em altitude, pela instabilidade e uma manutenção das temperaturas, o que farão deste mais um dia fresco para esta época do ano. As temperaturas máximas deverão manter-se sem grandes oscilações, o destaque vai para a variabilidade negativa geral das mínimas. Guarda deverá chegar aos 20 ºC de máxima.

Neste dia, o céu deverá apresentar-se geralmente muito nublado, ainda que com algumas abertas, principalmente no período da tarde. Continua a possibilidade da ocorrência com ocorrência de aguaceiros, em especial nas regiões Norte e Centro, que poderão ser ocasionalmente acompanhados de trovoada.

O vento soprará geralmente fraco, principalmente no período noturno e matutino, do quadrante oeste. Já durante a tarde aumentará de intensidade, soprando de noroeste.

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, como será?

O feriado de segunda-feira (10), que assinala a morte de Luís Vaz de Camões, deverá fazer-se pautar ainda pela presença da bolsa de ar frio de território continental, com uma descida geral e ligeira das temperaturas máximas, sobretudo nas regiões a norte da Barreira de Condensação. Vila Real não deverá ir além dos 22 ºC de máxima.

O céu mostrar-se-á com períodos de muita nebulosidade, diminuindo a partir da tarde. Haverá, mais uma vez, lugar a períodos de chuva ou aguaceiros, em especial nas regiões Norte e Centro, onde podem ser ocasionalmente acompanhados de trovoada.

Já o vento soprará em geral fraco, do quadrante leste no período da manhã. Durante a tarde mudará de quadrante, desta feita para oeste. Nas terras altas do Norte e Centro deverá assumir maior intensidade. Destaque para a possibilidade formação de nevoeiro e neblinas matinais.

Para terça-feira espera-se um cenário interessante no que diz respeito às temperaturas. Ainda que em geral assistamos a uma recuperação das temperaturas máximas em todo o território continental que podem chegar a 3 ºC, a norte da Barreira de Condensação assistiremos a uma descida das temperaturas mínimas, mais evidentes na Beira Alta e Trás-os-Montes. Bragança deverá alcançar os 10 ºC de mínima.

A instabilidade deverá começar a abandonar o território continental no final deste dia, mas ainda assistiremos durante o dia à queda de aguaceiros, por vezes fortes, em especial nas regiões Norte e Centro, e que podem ser acompanhados de trovoada.

O vento deverá apresentar um comportamento errático, mudando ao longo do dia diversas vezes de quadrante e apresentando diferenças regionais, ainda que a tendência geral seja do quadrante norte, com intensidade fraca a moderada. Já o céu deverá apresentar-se, por vezes, muito nublado, ainda que com boas abertas.