Tempo em Portugal nos próximos dias: uma massa de ar polar poderá trazer temperaturas até -5ºC em Portugal, saiba onde

O inverno poderá instalar-se já nos próximos dias com a aproximação de uma massa de ar polar que resultará em temperaturas negativas em vários locais. Saiba quais as zonas mais afetadas.

Apesar de alguma estabilidade atmosférica no dia de hoje, que contará com nebulosidade generalizada, mas com pouca ou nenhuma precipitação, amanhã, sábado, o cenário meteorológico em Portugal começa a mudar.

No fim de semana esperam-se algumas mudanças no cenário meteorológico continental

Para além da descida generalizada das temperaturas máximas e mínimas, também a chuva voltará ao território. Esta deverá ocorrer durante a madrugada e deverá incidir com mais expressão no noroeste do país, alastrando-se, à medida que as horas passam, para a região Centro, especialmente na faixa litoral, até ao distrito de Leiria.

Depois de um início de inverno climatológico tímido, parece que o frio estará de volta nos próximos dias.

Ainda assim, é expectável que esta se dissipe nas últimas horas da manhã, dando lugar a um dia soalheiro, com pouca nebulosidade. Esta tendência de tempo seco e soalheiro deverá manter-se nos dias seguintes.

A massa de ar polar poderá influenciar o estado de tempo em Portugal continental durante vários dias

Todavia, e tal como temos vindo a avançar, devido à chegada de uma massa de ar polar, é esperado que no domingo as temperaturas voltem a diminuir, desta vez de forma mais significativa, com valores mínimos de 0ºC para o distrito da Guarda e 1ºC para Castelo Branco.

temperatura
Nos pontos mais elevados da Serra da Estrela, a temperatura pode variar entre os -1 ºC até aos -5 ºC, na madrugada de segunda-feira.

Assim, os primeiros dias da próxima semana, também contarão com temperaturas mais baixas, especialmente as mínimas, sendo que no distrito da Guarda poderão registar-se, nos pontos mais altos da Serra da Estrela, mínimas de 5ºC negativos na madrugada de segunda, sendo que na terça-feira estes valores podem ir até aos -6 ºC.

Também nas zonas montanhosas do Norte, como na Barreira de Condensação as temperaturas mínimas poderão baixar até valores negativos de -3 ºC na segunda e terça-feira. Já no nordeste transmontano estes valores podem ir até -1 ºC na terça-feira.

Nos dias em questão, as máximas não devem ultrapassar os 8ºC nas terras altas da região Norte, sendo que na Serra da Estrela, os termómetros não devem ultrapassar os 2ºC. Contudo, tendo em conta a variabilidade do estado de tempo e a distância temporal, vamos atualizando estes valores nas próximas previsões, em tempo.pt.