Tempo em Portugal nos próximos dias: temperaturas ‘disparam’ até 26 ºC, mas também haverá chuva. Saiba em que regiões
O estado do tempo em Portugal continental nos próximos dias será influenciado por uma crista anticiclónica. Contudo, nem mesmo o domínio das altas pressões impedirá a ocorrência de chuva. Prevê-se também uma intensificação do calor.
Esta quarta-feira (13) o panorama meteorológico tem sido dominado pelas altas pressões, o que resultou em céu geralmente pouco nublado em Portugal continental. A única exceção terá sido porventura a passagem de uma pequena depressão isolada em altitude que deixou aguaceiros fracos e dispersos no Sul do país (distritos de Beja e Faro).
A estabilidade generalizada dos próximos dias será pontualmente interrompida por breves períodos de chuva, que não se uniformizarão pela geografia do Continente. Para quinta-feira (14) prevê-se a chegada de uma frente associada a depressões em latitudes mais setentrionais, que será reforçada por um rio de humidade.
As Regiões Norte e Centro são aquelas onde há maior probabilidade de ocorrência de precipitação, sobretudo nas zonas do Minho (Viana do Castelo, Braga) e Douro Litoral (Porto). Além disto, amanhã também ocorrerá uma descida generalizada das temperaturas.
Subida das temperaturas na reta final da semana
A partir de sexta-feira - 15 de março - tudo aponta para uma progressiva estabilização das condições meteorológicas, bem como para uma gradual subida das temperaturas. O céu apresentar-se-á geralmente muito nublado, mas com diminuição da nebulosidade durante a tarde. Mesmo assim, existe a possibilidade de aguaceiros pós-frontais na sexta (15), sobretudo na primeira metade do dia.
Sábado (16) com possibilidade de precipitação nalgumas zonas do Noroeste do Continente e domingo (17) com subida acentuada das temperaturas, com 17 das 18 capitais distritais a registarem valores de máxima superior aos 20 ºC e em muitos casos perto ou inclusive acima dos 25 ºC.
Para sábado (16) uma frente fria associada a outra depressão barométrica passará “de raspão” pelo Minho e Douro Litoral, produzindo períodos de chuva fraca. Será menos provável noutras regiões, apesar de possível. No resto do território espera-se nevoeiro matinal e céu nublado e/ou nuvens dispersas.
Além disto o fim de semana será de tempo ameno a quente, sobretudo no domingo (17) não só devido ao ar quente subtropical, mas também ao estabelecimento dos ventos de leste/sueste e a novo domínio das altas pressões.
Em boa parte das capitais distritais de Portugal continental os termómetros poderão alcançar 24 ºC (Braga, Santarém, Évora, Castelo Branco e Beja), atingir os 25 ºC em Aveiro e Leiria e os 26 ºC em Coimbra. Todas as capitais distritais deverão ultrapassar os 20 ºC no próximo domingo (17), exceto a cidade da Guarda, que por ser a mais alta do país, se ficará pelos 17 ºC.