Tempo em Portugal nos próximos dias: chuva e descida das temperaturas antes do regresso do calor intenso
Depois do calor e do sol vem a chuva e as nuvens, mas por pouco tempo. Estará uma onda de calor a avizinhar-se? Conheça a previsão do estado do tempo para os próximos dias em Portugal.
Depois do muito calor que marcou quinta e sexta-feira, eis que conheceremos mudanças repentinas, mas breves já este sábado. Se estava à espera de um fim de semana de quente, com céu limpo, desengane-se.
Esta sexta-feira (19) fica então marcada pelo muito calor, especialmente no interior Norte e Centro e no Alentejo, que obrigou o IPMA a ativar avisos amarelos em 8 distritos da geografia continental (Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Portalegre e Setúbal) até às 18h de hoje.
Este dia fica também marcado pela pouca ou nenhuma nebulosidade em praticamente todo o território continental, à exceção da faixa litoral do Norte e Centro. Ao longo do dia esta nebulosidade aumentará e irá estender-se paulatinamente a partir do final da tarde até ao interior, já fruto da influência da passagem de uma depressão a norte da Península Ibérica e que pautará o dia de sábado (20).
Fim de semana marcado pela pausa no calor. Chuva e nebulosidade voltam
Sábado trará então uma mudança no estado do tempo. Uma frente atlântica cruzará o território continental, devendo deixar alguma precipitação, ainda que em pouca quantidade, em alguns locais do Norte e Centro, com maior destaque para o Minho e Douro Litoral. As temperaturas descem e de forma significativa, representando em alguns locais oscilações negativas de 8 ºC em relação ao dia anterior.
A nebulosidade far-se-á notar ao longo de todo o dia, em especial no litoral Norte e Centro. Já o vento deverá soprar fraco a moderado de oeste, podendo soprar moderado a forte nas terras altas e na faixa litoral a sul do Cabo Raso, no período da tarde.
Domingo (21) marca uma nova alteração no estado do tempo. O sol volta e com ele o calor. As temperaturas sobem em quase toda a geografia continental, com destaque para o interior Centro e Alentejo. Em Castelo Branco são esperados 34 ºC de temperatura máxima.
Esta mudança deve-se à cada vez mais evidente robustez do anticiclone, que parece querer voltar a pautar o estado do tempo na Península Ibérica e em Portugal Continental em especial, através da instalação paulatina de uma massa de ar quente, que marcará depois os dias seguintes.
Embora no interior as condições sejam mais desagradáveis devido ao calor, no litoral, a nortada típica da influência anticiclónica deixará um ar mais fresco e agradável para todos aqueles que passam férias pelas praias do nosso país.
Assim, também o dia ficará marcado pela pouca nebulosidade, em especial no período da tarde. Durante a manhã ainda poderá haver lugar à instalação de neblinas e nevoeiros matinais, que prontamente a nortada afastará. O vento de norte deve soprar fraco a moderado em praticamente toda a geografia continental, com excecão para o litoral oeste.
Onda de calor a caminho? 40 ºC à espera de serem batidos
A próxima semana começa com novo episódio de calor intenso, esperando-se uma subida geral e acentuada das temperaturas, com especial incidência no interior Norte e Centro e no Alentejo já esta segunda-feira (22). Portalegre deverá alcançar os 38 ºC de temperatura máxima. O dia fica marcado pelo céu limpo e pelo vento fraco a moderado proveniente de norte.
Esta subida acentuada e generalizada das temperaturas deverá manter-se por vários dias, ainda não se podendo afiançar se estaremos perante uma onda de calor, ainda que esse cenário não se deva afastar.
Na terça-feira (23) a influência da massa de ar quente deve fazer com que as temperaturas ultrapassem os 40 ºC em muitas localidades do interior Norte e Centro e no Alentejo. Em Évora são esperados precisamente 40 ºC. O destaque vai também para as noites tropicais, que prometem tentar dificultar o sono a todos aqueles que habitam nas regiões mais afetadas.
Noites tropicais são assim designadas quando a temperatura do ar se mantém igual ou superior a 20 ºC durante todo o período noturno.
Para quarta-feira (24) espera-se cenário idêntico de muito calor, com os termómetros a ultrapassar os 40 ºC em muitas localidades, tempo seco, com uma humidade relativa próximo de 10% a meio da tarde, sem nuvens e com vento fraco a moderado de norte.