Tempo em Portugal nos próximos dias: chuva, amplitude térmica acentuada e poeiras do Saara. Eis as regiões mais expostas
Para os próximos dias em Portugal continental prevê-se uma variabilidade de estados do tempo. Embora o anticiclone prevaleça, haverá dias em que frentes associadas a depressões deixarão chuva nalgumas regiões. Além disto, espera-se nova intrusão de poeiras do Saara. Saiba mais na previsão!
Hoje - quarta-feira (27), - Portugal continental continuará sob influência das altas pressões, responsáveis pelo estado do tempo estável e seco que se reflete num predomínio de céu pouco nublado ou limpo, vento fraco de Leste e uma amplitude térmica acentuada, isto é, uma grande diferença entre as temperaturas diurnas e as noturnas.
Para amanhã - quinta-feira, 28 de novembro - prevê-se uma subida das temperaturas máximas, à qual estará associada o fluxo de Es-Sueste (crista africana) e a chegada de poeiras saarianas, que ficarão em suspensão sobre as regiões situadas a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela. O céu estará pouco nublado ou limpo na geografia do Continente, exceto no Centro-Sul, onde se apresentará ligeiramente mais turvo devido ao já referido transporte das poeiras.
Na sexta-feira (29) é esperado um pequeno arrefecimento diurno nalgumas regiões do norte do país, mas uma pequena subida das temperaturas mínimas de um modo geral. Os ventos continuarão a soprar de Sul e de Leste. Porém, haverá uma mudança na situação meteorológica e a grande protagonista da jornada de sexta-feira, 29 de novembro será uma frente atlântica, associada a uma depressão situada a oeste das Ilhas Britânicas.
Os mapas de referência da Meteored preveem chuva fraca e/ou aguaceiros no Norte (Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real e Bragança), Centro (Viseu, Guarda, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Leiria e Santarém), Área Metropolitana de Lisboa (Lisboa e Setúbal) e, de forma dispersa, nalguns locais do Alto Alentejo (Portalegre) e Alentejo Central (Évora). No Minho e no Douro Litoral é expectável precipitação pontualmente moderada.
Este fim de semana é provável que o tempo continue variável
Para sábado, 30 de novembro, perspetivam-se tréguas na precipitação. Neste dia de transição meteorológica, o fluxo de sudeste associado à crista norte-africana continuará a impulsionar poeiras para norte, espalhando-as ao longo de praticamente toda a geografia do nosso país.
O céu apresentar-se-á limpo ou ligeiramente turvo, com nuvens e poeiras em suspensão. Ainda para sábado (30) prevê-se uma nova subida das temperaturas máximas, que se manterão substantivamente amenas, o que evidenciará calor anómalo e fora do vulgar para a época do ano.
Preveem-se períodos de chuva fraca a moderada, pontualmente forte nas regiões do Noroeste do Continente (situadas a oeste da Barreira de Condensação), bem como o potencial para a ocorrência de trovoada. A chuva será mais abundante no Norte e no Centro, especialmente nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela. No entanto, é possível que caia de forma dispersa e isolada nas regiões a sul do Tejo.
O vento mudará de quadrante, passando a soprar de Su-Sudoeste. Além disto, estima-se uma pequena descida das temperaturas, o que traduzirá o padrão de montanha-russa das temperaturas e de variabilidade de estados de tempo.