Tempo em Portugal nos próximos dias: calor intenso prolonga-se até sexta-feira e estas serão as zonas mais afetadas

A previsão de persistência de valores elevados de temperatura máxima levou o IPMA a prolongar o aviso amarelo por tempo quente até sexta-feira (5) em Portugal continental. Saiba que zonas serão mais afetadas e o que está por detrás deste calor intenso.

Aqui na Meteored já tínhamos alertado nos últimos dias para a possibilidade de prolongamento dos avisos amarelos nas regiões que já registavam aviso por risco moderado de tempo quente e de alargamento do mesmo a outros distritos.

Tal acabou por se confirmar, com o IPMA a prolongar até sexta-feira, 5 de julho, o aviso amarelo para tempo quente, isto é, a persistência de valores elevados da temperatura máxima nalgumas regiões de Portugal continental.

O curto episódio de calor intenso que se viverá no Continente deve-se à influência da crista subtropical, isto é, à combinação das altas pressões do anticiclone dos Açores com uma massa de ar tropical continental - quente e seca - procedente do Norte de África. Isto resultará em condições meteorológicas de céu limpo ou pouco nublado e muito calor.

A combinação do anticiclone dos Açores com uma massa de ar tropical de origem continental (quente e seca) provocará uma subida generalizada e acentuada das temperaturas nos próximos dias. Este episódio de calor atingirá o seu pico na quinta-feira, 4 de julho, sobretudo em termos de área geográfica abrangida.

Os avisos amarelos estarão válidos entre o meio-dia de hoje e as 18:00 de hoje (3), amanhã (4) e sexta-feira (5) para 5 distritos, sendo eles Setúbal, Beja, Évora, Portalegre e Castelo Branco.

calor intenso Portugal
É para amanhã, quinta-feira 4 de julho, que se prevê o pico deste curto episódio de calor intenso, sobretudo em termos de área geográfica abrangida. Localmente, zonas do Alentejo Central e do Baixo Alentejo poderão atingir 40 ºC, ou inclusive ultrapassar esse valor.

Nota Importante: A última atualização oficial, realizada pelo IPMA, - posterior à edição do vídeo de previsão meteorológica da Meteored - alargou o aviso amarelo por tempo quente a mais dois distritos do interior Norte e Centro na quinta (4) e na sexta-feira (5), Bragança e Guarda, daí que os mesmos não tenham sido mencionados em vídeo.

Amanhã é o pico deste curto episódio de calor intenso em Portugal continental e estas serão as zonas mais afetadas

É precisamente para amanhã, quinta-feira 4 de julho, que se prevê o apogeu deste curto episódio de calor intenso em termos de área geográfica abrangida. Praticamente todo o país registará máximas iguais ou superiores aos 30 ºC.

As únicas zonas de Portugal continental com valores de temperatura máxima inferiores ao patamar dos 30 ºC serão Aveiro, Leiria, Litoral Alentejano e Barlavento Algarvio, algo para o qual também contribuirá decisivamente a influência da nortada.

Para amanhã perspetivam-se máximas entre 36 e 40 ºC numa ampla faixa do interior do país, nomeadamente na Beira Baixa, no Alto Alentejo, no Alentejo Central e no Baixo Alentejo, com o vale do Guadiana (nomeadamente a vila de Mértola) a destacar-se como a zona mais quente do país (40/41 ºC).

Fim de semana com grande alívio de calor à escala continental

Para o fim de semana, logo no sábado (6), prevê-se uma descida das temperaturas bem acentuada em relação à jornada anterior. O estado tempo ficará consideravelmente mais ameno ou fresco e haverá períodos de maior nebulosidade.