Tempo em Portugal nos próximos dias: aguaceiros de lama, trovoada, granizo e muito calor. Eis as regiões mais afetadas
O estado do tempo em Portugal continental estará, nos próximos dias, sujeito à influência de uma gota fria que produzirá aguaceiros, possivelmente acompanhados de trovoada e granizo. Depois virá muito calor. Eis as regiões potencialmente mais afetadas.
Ao longo destes dias de quarta (20) e quinta-feira (21), a chegada de uma gota fria a Portugal continental - também conhecida como depressão isolada em altitude - irá condicionar o estado do tempo, produzindo condições de instabilidade atmosférica.
Estão previstos aguaceiros irregulares, por vezes localmente fortes, e potencialmente acompanhados de trovoada e granizo. Alguns deles serão de lama devido à combinação com as poeiras provenientes do Saara. A precipitação não será generalizada, estando prevista apenas para o interior Norte, Centro e Sul (Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja), Algarve, Litoral Alentejano, Península de Setúbal e Área Metropolitana de Lisboa.
No que diz respeito à probabilidade de ocorrência de trovoada, a última atualização dos nossos mapas de densidade de raios estimam que a atividade elétrica se manifeste na Beira Baixa e no Alto Alentejo nas últimas horas desta quarta-feira, já dentro do período noturno (20:00-00:00).
Já na quinta-feira (21), os distritos de Faro, Beja, Évora, Setúbal, Lisboa, Portalegre e Coimbra serão aqueles que poderão estar mais expostos aos núcleos de atividade convectiva (ou tempestuosa), desde o meio da tarde até à meia-noite (15:00 - 00:00).
Subida acentuada das temperaturas prevista para sexta-feira, dia 22
Sexta-feira (22) e sábado (23) serão dias muito quentes no nosso país. O calor que se manifestará repentinamente, logo nestes primeiros dias de primavera astronómica, dever-se-á à movimentação de nordeste para sudoeste protagonizado pela gota fria, que arrastará uma massa de ar quente do Norte de África carregadíssima de poeiras em suspensão. Isto desencadeará, assim, uma subida a pique das temperaturas máximas.
Pelo menos durantes estes dois dias da reta final da semana, quase todas as capitais de distrito do Continente registarão valores de máxima iguais ou superiores a 25 ºC, não se descartando que localmente se aproximem dos 29 ºC.
Para domingo (24) prevê-se uma descida das temperaturas, com a possibilidade de que o panorama estável e soalheiro se mantenha, mas já com ventos de Norte à vista.