Tempo em Portugal no fim de semana: nova tempestade cobre país de avisos por chuva e trovoada. Algarve em aviso laranja
Da curta bonança a uma nova tempestade. Fim de semana pautado por chuva, algum vento e trovoadas, eis o que precisa de saber sobre o estado do tempo em Portugal.
Depois da tempestade Kirk ter afetado o território nacional e ter deixado uma notável marca destrutiva, sobretudo na região Norte da geografia continental, eis que se esperam mudanças significativas no estado do tempo, mas pouco duradouras.
A tempestade Kirk deixou Portugal continental e com o seu afastamento, haverá lugar a mudança significativa no estado do tempo no dia de hoje (10), mas temporária. Significa isto que teremos um dia de tempo estável, maioritariamente com sol, ainda que com a presença de alguns aguaceiros em geral fracos, nas zonas litorâneas das regiões Norte e Centro. As temperaturas descem, por isso, teremos um dia mais fresco.
Caso para dizer que depois da tempestade vem a bonança. Esta mudança deve-se a uma influência anticiclónica temporária, que acabará por desvanecer rapidamente. Ora, por isso, a bonança é passageira, uma vez que uma nova depressão se aproxima do território nacional proveniente de oeste. Por esse mesmo motivo, no Algarve é esperada já precipitação no final do dia.
Assim, espera-se que amanhã (11) esta depressão possa afetar todo o território continental, com chuva forte, algum vento, mais forte no litoral e terras altas, e trovoadas, através de várias frentes de instabilidade a esta associadas. Em relação à temperatura, é expectável uma ligeira recuperação, em especial no litoral.
Fim de semana sob efeito da instabilidade no Atlântico
No sábado (12) uma outra depressão afetará o território nacional. Ao contrário das depressões que ultimamente têm assolado o território continental português, esta poderá assumir uma trajetória diferente, proveniente de sudoeste e, por esse motivo, espera-se que afete com maior intensidade as regiões do Algarve e Alentejo.
É por isso esperado que nesse dia haja lugar a precipitação sob a forma de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada em especial a sul do reio Tejo, onde a tão desejada chuva tanta falta tem feito. Para as regiões Norte e Centro esperam-se boas abertas em especial no período da tarde, com a chuva a dar tréguas.
Domingo (13) espera-se que esta depressão se afaste do território continental, seguindo para a vizinha Espanha, onde se prevê que assuma características mais gravosas. No entanto, é ainda esperado um dia com períodos de muita nebulosidade, diminuindo gradualmente ao longo do dia. São esperados aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada, em especial no Algarve.