Tempestade tropical Elsa atravessa Cuba e dirige-se para a Flórida
Já era esperado que a tempestade tropical Elsa, ainda sobre o oceano, mas já a produzir chuvas intensas sobre Cuba, se deslocasse para perto do arquipélago Florida Keys e de Dry Tortugas na terça-feira, de acordo com o Centro Nacional de Furacões. Saiba mais aqui!

A tempestade tropical Elsa pairou sobre Cuba na segunda-feira à tarde perto de Cienega de Zapata, um parque natural com poucos habitantes, dirigindo-se para noroeste através da ilha e passando a leste por Havana.
Na segunda-feira, o governador Ron DeSantis expandiu um estado de emergência existente para cobrir uma dúzia de condados que abrangem uma área da Flórida, onde se espera que a tempestade Elsa faça uma passagem rápida já no dia de amanhã.
Os ventos máximos sustentados desta tempestade atingiram os 95 km/h no dia de ontem (segunda-feira). O seu núcleo estava a cerca de 35 km a norte-nordeste de Havana e 130km a sudoeste de Key West, Flórida, e a deslocar-se para norte-noroeste a 19 km/h.
Na passagem por Cienega de Zapata há relatos de um habitante de que o vento estava forte (algumas árvores de abacate caíram) e que a precipitação era intensa, havendo levadas pelas ruas, apesar de a água não ter entrado nas casas. Embora a tempestade não tenha atingido Havana de forma relevante, muitas pessoas da capital permaneceram em casa.
O percurso da Elsa desde Cuba até à Flórida
Elsa passou paralelamente à costa sul de Cuba antes de fazer landfall no domingo e grande parte de segunda-feira, poupando a maior parte da ilha de efeitos significativos. No entanto, e como precaução, as autoridades cubanas já tinham evacuado 180 mil pessoas devido à possibilidade de fortes inundações de uma tempestade que já assolou várias ilhas das Caraíbas, matando pelo menos três pessoas.
'Radiografia' da Tempestade Tropical #Elsa para 07/07/2021
— Meteored | Tempo.pt (@MeteoredPT) July 6, 2021
️ Vento máximo sustentado de 111 km/h e rajadas de 139 km/h.
️ Oeste de #Cuba: 180.000 evacuados e próxima paragem em Florida Keys, #EUA.
️ Imagens de satélite: https://t.co/quuuUsiZrv pic.twitter.com/UvFQz39S1i
O National Hurricane Center disse que se esperava que a tempestade estivesse perto das ilhas Florida Keys no início de terça-feira e que passaria então perto ou sobre partes da costa ocidental da Flórida ao final do dia desta terça-feira e na quarta-feira.
Foram ainda ativados avisos de tempestade tropical para as Florida Keys, desde Craig Key para oeste até às Dry Tortugas, e para a costa oeste da Florida desde Flamingo para norte até ao rio Ochlockonee.
8am EDT 6 July -- Tropical Storm #Elsa continues to produce heavy rainfall, primarily east of the center, over portions of Cuba & the Florida Keys. Flash flooding and mudslides remain an ongoing threat for these areas this morning.
— National Hurricane Center (@NHC_Atlantic) July 6, 2021
Latest: https://t.co/905zOAYiId pic.twitter.com/SUtxFF3KuB
Como furacão, Elsa causou danos generalizados em várias ilhas do leste das Caraíbas na sexta-feira. Como tempestade tropical, resultou na morte de uma pessoa em Santa Lúcia e de mais duas pessoas, em eventos separados na República Dominicana.