Tempestade Subtropical Rebekah: Açores na sua trajetória?
Numa área muito semelhante, mas não igual aquela onde se formou a tempestade tropical Pablo, eis que nasceu a tempestade subtropical Rebekah no Atlântico! Na sua trajetória poderá afetar o Arquipélago dos Açores? Contamos-lhe tudo aqui.
#TempestadeSubtropicalRebekah sofreu ligeiro desvio na sua trajetória, estando agora a Noroeste dos #Açores e mais debilitada ️
— Tempo.pt (@Tempo_Portugal) October 31, 2019
Dados atuais do @NHC_Atlantic:
️ Latitude: 39 ºN 37 ºW
️ Ventos máximos de 75 km/h
Pressão de 1006 mb pic.twitter.com/Ooc3QaNnKr
Nova tempestade na bacia do Atlântico situa-se muito próxima do Arquipélago dos Açores. Ontem à tarde, o National Hurricane Center (NHC) batizou esta tempestade subtropical de Rebekah. A comunidade meteorológica internacional já a seguia atentamente há alguns dias atrás, como um sistema de baixas pressões com convecção organizada, era o Invest 99L.
Subtropical Storm #Rebekah Advisory 3: Now available on the NHC website. https://t.co/VqHn0u1vgc
— National Hurricane Center (@NHC_Atlantic) October 31, 2019
Inicialmente antecipava-lhe reduzida probabilidade de se converter num ciclone nomeado, mas as chances de se converter num, aumentaram ao longo do dia 30 até ser designada de Rebekah. Formou-se a oeste dos Açores, com temperatura de superfície do mar (TSM) de 21 ºC. O valor normal para os seus ‘irmãos tropicais’ costuma ser 26 ºC. A previsão inicial apontava para passagem por todos os Grupos das Ilhas dos Açores, com impacto sobretudo no Grupo Central.
Nuevamente tenemos otro ciclón con características tropicales en nuestra cuenca. En este caso el ciclón subtropical #Rebekah , que es de núcleo híbrido.
— J. J. González Alemán, PhD (@glezjuanje) October 31, 2019
A pesar de que los modelos apuntan a su desplazamiento hacia el Este, es muy probable que se debilite pronto. pic.twitter.com/e2SXig8k0k
Nas primeiras horas do 31 de outubro, confirma-se uma estrutura com características subtropicais e os mais recentes dados sobre Rebekah, providenciados pelo NHC são: latitude 39 °N 37 °W, ventos máximos sustentados de até 74 km/h e rajadas máximas de 90 km/h, pressão de 1006 mb e um raio de vento máximo de 83 km.
And in the case you care category, the National Hurricane Center upgraded a new sub-tropical storm named Rebekah earlier today...the system will be short-lived but could bring some gusty winds and rain to the Azores Friday before dissipating this weekend. #AnotherNameBitesTheDust pic.twitter.com/lG9LWubGTR
— Rob Perillo (@robperillo) October 31, 2019
Contudo, Rebekah já começa a debilitar-se segundo as imagens de satélite mais recentes e está ligeiramente a Norte do Arquipélago dos Açores. Prevê-se que Rebekah se dissipe rapidamente nos próximos dias devido aos obstáculos (águas frias, cisalhamento ligeiro do vento) que irá encontrar na trajetória próxima aos Açores. Tornar-se-á assim num sistema extratropical.