Tempestade Oscar atinge a ilha da Madeira: inundações repentinas e deslizamentos de terras
Tempo severo no arquipélago da Madeira, Portugal: ventos fortes e chuva intensa provocam inundações repentinas. O alerta passa agora para as Ilhas Canárias, em Espanha.
Uma forte vaga de tempo severo atingiu ontem e hoje a Madeira, (Portugal). O tempo adverso, provocado pela passagem da tempestade Oscar, tem estado a causar inundações repentinas, inundações e deslizamentos de terras no arquipélago. O vento forte, com rajadas que atingiram velocidades máximas em torno dos 100 km/h, provocou a queda de inúmeras árvores e obrigou ao cancelamento de mais de três dezenas de voos. O Serviço Regional de Proteção Civil registou 109 ocorrências até às 12:45 desta terça-feira (6), a maioria das quais no Funchal, Santa Cruz, Machico e Câmara de Lobos. As escolas e universidade permaneceram encerradas esta terça-feira (6) e houve restrições nas ligações.
Segundo o jornal Público, os concelhos de Machico e Santa Cruz, na Madeira, foram afetados por vários deslizamentos de terras. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) tinha emitido para as últimas 24 horas um aviso meteorológico vermelho para a Madeira. O aviso vermelho esteve ativo até às 15:00 de hoje.
O tempo adverso provocou inundações e deslizamentos de terras, mas não foram registados feridos. Registaram-se problemas nas ligações, com atrasos e cancelamentos de voos. Há vários dias que os meteorologistas estavam a monitorizar uma situação potencialmente perigosa para os Açores e, mais tarde, também para as Ilhas Canárias. Nestas horas, o tempo severo também está a afetar o arquipélago espanhol das Canárias, que vai registar chuvas intensas e ventos fortes, especialmente nas ilhas ocidentais.