Tempestade na Península Arábica provocou granizo, chuva intensa e inundações
Uma tempestade intensa causou estragos na Península Arábica. Para além da chuva e do vento, a presença de granizo atraiu a atenção dos utilizadores das redes sociais.
Nas últimas horas, foram registadas fortes tempestades na Península Arábica. Muitos utilizadores ficaram surpreendidos com a intensidade da chuva e, sobretudo, com a presença de granizo.
Na estrada de Dibba Masafi, por volta das 14h30 (hora local), choveu e caiu granizo, a visibilidade ficou reduzida, como mostram os vídeos que os utilizadores partilharam nas suas redes sociais. Fortes rajadas de vento estavam presentes na estrada, a chuva forte criou fluxos de lama na região.
O granizo foi um dos elementos mais marcantes, atingindo o tamanho de uma bola de golfe. Nos vídeos pode ouvir o barulho do impacto nos carros e no asfalto.
Granizo em zonas áridas
O granizo também ocorre noutras regiões desérticas semelhantes à Península Arábica, por exemplo, no Norte de África, de Marrocos à Líbia, principalmente ao longo das montanhas do Atlas.
Quão grande pode ser o granizo?
Granizos com cerca de 20 cm foram registados nas planícies centrais dos Estados Unidos, Europa, Norte de África e América do Sul. As simulações da Universidade do Estado da Pensilvânia, nos EUA, estimam que o granizo de maiores dimensões pode ter 27 cm de diâmetro, no entanto, ainda não foi registado nenhum granizo com este tamanho.