Tempestade Francis invade Reino Unido e Irlanda
A tempestade Francis está a atingir o Reino Unido com fortes rajadas de vento incomuns, a cerca de 129 km/h, e forte ocorrência de precipitação, tendo já causado diversos estragos. Saiba tudo aqui!
A polícia está em processo de busca, no rio Taff, no norte de Cardiff, após relatos de que duas pessoas entraram na água. Estão em vigor vários avisos meteorológicos para chuva e vento, ao longo de todo o Reino Unido, com precipitação possível de até 90 mm, para a Escócia.
O Met Office emitiu um alerta meteorológico para ventos muito fortes na maior parte do País de Gales e no centro de Inglaterra entre as 14h e as 22h, para o dia de hoje (dia 25 de agosto). Os serviços de emergência alertaram a população para ter cuidado extra, tendo em conta as condições desta tempestade, especialmente ao longo da costa.
A partir das 13h, de hoje, foram registadas rajadas de vento na ordem dos 125 km/h, em Needles, na Ilha de Wight, e ventos a cerca de 100 km/h em Mumbles, na Península de Gower, de acordo com a BBC Weather.
Os relatos e os estragos, até ao momento
O Met Office relatou uma grande ocorrência de chuva durante a noite, resultando em cheias rápidas e inundações. Uma medição da Agência Ambiental, feita durante esta madrugada, registou 65.8 mm de chuva, em White Barrow, Devon.
Uma mulher foi resgatada no rio Ely, em Leckwith, após relatos de que uma pessoa se encontrava com dificuldade. Enquanto isso, os bombeiros resgataram nove pessoas e dois cães de um acampamento inundado, em St. Clears, Carmarthenshire, depois da enchente do rio.
Ainda, um trator arrastou uma motorhome pela lama, em Llwyngwair Manor Holiday Park, Pembrokeshire, devido às levadas de água. Também uma série de casas em Neath, Whitland, Tonyrefail e Llanelli, foram atingidas por inundações, enquanto as cheias rápidas submergiram estradas ao longo de todo o país.
As chuvas fortes também causaram perturbações em toda a Irlanda do Norte, onde os motoristas foram aconselhados a procurar rotas alternativas, depois do rio Shimna começar a transbordar, no condado de Down. Estradas foram encerradas noutras partes do Reino Unido e algumas viagens de comboio foram canceladas ou atrasadas, devido às inundações.
Enquanto isso, algumas pontes foram encerradas em ambas as direções, devido aos ventos fortes na área, disse a Highways England. Foi ainda relatada uma queda de árvore que acabou por bloquear, temporariamente, a A30, em Cornwall, enquanto outra árvore derrubada causou perturbações ao bloquear a linha ferroviária entre Gunnislake e Plymouth.