Tempestade Filomena: as imagens do nevão em Espanha
A tempestade Filomena está a traduzir-se em temperaturas muito baixas e em ocorrência de precipitação, muitas vezes, em forma de neve. Os últimos dias foram de recorde para Espanha. Veja aqui as imagens do nevão que afetou o país!
No dia 7 de Janeiro foi registada em Espanha a temperatura mínima recorde (desde que há registo) de -35.6°C, em Vega de Liordes, superando o anterior registo em somente 24 horas, tal como fora anunciado aqui. Entre o dia de ontem e hoje, deu-se a ocorrência de neve em várias regiões do nosso país vizinho. Em baixo, vemos imagens do Parque de El Retiro, em Madrid.
A tempestade Filomena fez com que as autoridades espanholas declarassem aviso vermelho, para a maior parte de Espanha, visto esta estar coberta de neve, afetando os transportes rodoviários, ferroviários e aéreos. Também Alicante, uma cidade portuária situada na Costa Blanca, à semelhança de Madrid, ficou coberta de neve.
Em Albacete, mais ao sul de Espanha, a neve caiu na cota dos 700 metros de altitude. São diversos os registos deste nevão, na rede social Twitter. É esperado que, pelo menos, durante o fim-de-semana, estas ocorrências se mantenham, sendo necessário ter todo o cuidado.
O forte nevão, considerado já o maior do século em Madrid, começou na quinta-feira, estando a provocar desde hoje (sexta-feira) fortes constrangimentos, com o encerramento de 270 estradas e o cancelamento ou o atraso de mais de 40 voos.
Para Portugal, a previsão aponta para um fim-de-semana com alguma chuva e possível queda de neve em algumas partes do país, assim como para a continuação das temperaturas baixas que se têm feito sentir.