Tempestade Emma continua e já provocou estragos!
A Tempestade Emma chegou para arrasar e tem causado vários incidentes pelo País. Há relatos de um homem desaparecido no Funchal e de um mini-tornado na doca de Faro.
A tempestade Emma está a provocar autênticas mudanças no estado de tempo. A chuva, tão desejada há uns dias atrás, vai permanecer em Portugal nos próximos dias. Este processo depressionário tem causado alguns estragos, um pouco por todo o país. Ontem, na marina de Faro, um mini-tornado provocou alguns sustos por volta das 17h. Arrasou uma esplanada, virou do avesso uma dezena de embarcações e causou danos em vários veículos. Felizmente, não fez vítimas e além de ter sido de fraca intensidade, durou apenas três minutos. Ainda assim, a região algarvia não está livre de sofrer processo semelhante até sexta-feira.
No resto do País, árvores têm sido arrancadas do solo, linhas de energia elétrica deixam de funcionar, granizo cai em grande quantidade, aguaceiros fortes e repentinos acontecem e o frio faz-se sentir, sobretudo a Norte, acompanhado pela neve.
Na Madeira vários incidentes relacionados com o estado de tempo têm sido reportados às autoridades havendo relatos de um homem que desapareceu ontem à noite, arrastado por uma onda na Praia Formosa, no Funchal.
A queda de neve consistente teve lugar nos últimos dias em locais com altitude a partir dos 400 metros, sobretudo no interior da Região Norte, nos distritos de Vila Real, Bragança e Guarda. Hoje, a cota da queda de neve permanece pelos 600 metros de altitude, mas amanhã, neva sobretudo a partir dos 1000, 1200 metros, nos pontos mais altos da Serra da Estrela. Com o avanço das horas, estão a reunir-se as condições favoráveis à ocorrência de trovoada em alguns territórios portugueses.
Waterspout made landfall in Faro Dock (Portugal) today, Feb 28. Report: José Costa pic.twitter.com/Y8NxZ9CL1G
— severe-weather.EU (@severeweatherEU) 28 de febrero de 2018
Prevê-se que amanhã entre as 11h e as 14h, para além de aguaceiros, haja trovoada em Viseu, Leiria e no litoral de Beja. Tenha muito cuidado quando sair à rua e siga os conselhos dados pela Protecção Civil. Portugal Continental e insular está coberto de avisos amarelos e laranjas relativos à queda de neve, ao vento e à agitação marítima forte!
As frentes marítimas de Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão bastante condicionadas pela perigosidade das ondas. A ondulação vinda de sudoeste atinge 5 e 6 metros de altura com facilidade e em alguns períodos do dia de hoje pode chegar aos 12 metros de altura. Não realize passeios nem aventuras junto das frentes ribeirinhas. Os profissionais que exercem atividade junto do mar devem estar em permanente estado de alerta, consultando sempre as previsões do estado de tempo. Consulte o mapa do estado das barras marítimas, clicando aqui.
Na Região Norte, os ventos vão soprar moderado a forte de sudoeste 30 a 45km/h alternando com ventos fortes de oeste ao início da tarde. Ocasionalmente, podem soprar ventos fortes de noroeste com rajadas até 70km/h. Mais para sul, será semelhante. O vento sopra moderado a forte - 25 a 45 km/h - do quadrante sul. À tarde, gira para o quadrante oeste, soprando forte – 40 a 50 km/h em toda a Região Centro e também a Sul, em Évora e Faro, podendo atingir rajadas até 100 km/h em alguns destes territórios.
Em Ponta Delgada e no Funchal, o cenário previsto não é tão fustigante como no Continente. Espera-se chuva fraca a partir das 14h na capital açoriana e a partir das 17h na homóloga madeirense. Até lá, o céu deverá estar nublado ou muito nublado.