Tempestade em Portugal: imagens impressionantes
A semana arrancou com notórias diferenças na temperatura em diversos locais do país. Além disso, tem caído muita chuva, granizo e trovoada. Espreite aqui as impressionantes imagens da tempestade que está a atravessar Portugal!
Como já tínhamos previsto aqui, a semana a seguir à Páscoa adivinhava-se instável com muita probabilidade de chuva, vento e trovoada. Em baixo podemos ver um vídeo onde é possível observar um relâmpago em Lisboa.
Não só a capital foi afetada. Algumas regiões do interior continental também foram fustigadas por este episódio de tempo adverso, como Freixo de Espada à Cinta, onde se gerou uma intensa precipitação de granizo e em Serpa, onde foi captada uma magnífica imagem do temporal.
São diversas as imagens partilhadas na rede social Twitter, de vários sítios do país e dos efeitos desta tempestade fria isolada, que deve o seu nome ao ar frio que a acompanha, uma massa de ar que se desconectou do jato polar.
Com as suas frentes associadas, esta depressão está a distribuir uma enorme instabilidade por todo o território, dando origem a aguaceiros moderados e de rápida duração, chuvas débeis, e trovoada acompanhada de granizo.
Até sexta-feira o cenário meteorológico será este: aguaceiros pontualmente moderados, possivelmente, acompanhados de trovoada e queda de granizo, com risco enorme para a agricultura devido aos potenciais danos nas culturas agrícolas, e com risco de desenvolvimento de cheias rápidas ou inundações.
Os mapas do ECMWF sugerem que o surgimento deste cenário de instabilidade se deve à fusão desta tempestade fria isolada com uma outra depressão em altitude vinda de Oeste e que passou perto do arquipélago dos Açores.