Temperaturas recorde na Europa!
O mês de fevereiro foi caracterizado em muitos países da Europa pelo registo de temperaturas máximas recordes para aquele mês de inverno.
Além do registo de temperaturas acima dos valores normais para a época de inverno em muitas regiões da Europa também os valores de precipitação foram muito inferior ao normal. Em algumas regiões, onde é habitual a queda de neve, esta não ocorreu ou foi inferior ao normal. Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Hungria e alguns países nórdicos são alguns dos países onde se registaram temperaturas excecionalmente altas para o inverno.
Registaram-se recordes de temperatura máxima para o mês de fevereiro em pelo menos oito países da
Europa - Reino Unido: 21,2 °C, Suécia: 16,7 °C, Dinamarca: 15,8 °C, Holanda: 20,5 °C, Bélgica: 22 °C, Hungria: 23,5 °C, Áustria: 24,2 °C e Luxemburgo: 19,8 °C.
Espanha, França e Reino Unido
Em algumas regiões de Espanha registaram-se valores de temperatura acima de 27 °C, valores cerca de 15°C acima dos valores normais para a época. Em França, temperatura máxima a atingir os 27 °C foi registada numa estação perto de Biarritz, 26,0 °C em Bordeaux, 25,0 °C em Carcasonne e 24,0 °C em Toulouse, temperaturas muito acima dos valores normais. As temperaturas atingiram valores cerca de 10 °C a 15 °C acima dos valores médios para o mês de Fevereiro.
De acordo com o MetOffice, Serviço Meteorológico Inglês, em fevereiro ocorreram temperaturas excecionalmente altas para aquele mês em muitas regiões do Reino Unido. O mês de fevereiro deste ano pode ser o mais quente desde 1878, ano em que se iniciaram os registos meteorológicos naquele país. No observatório de Kew Gardens, em Londres, uma temperatura máxima de 21,2 °C tornou-se a temperatura mais elevada registada em fevereiro no Reino Unido.
Alemanha e Hungria
Também na Alemanha foram registadas temperaturas primaveris, acima dos 20 °C, durante o mês de fevereiro. De acordo com um meteorologista do Serviço Meteorológico Alemão (DWD), temperaturas acima de 20 graus, em meados de fevereiro, eram "extremamente incomuns".
Na Hungria registou-se um novo recorde de temperatura máxima para o mês de fevereiro, 23,5 °C na estação meteorológica de Sarvar. Em Budapeste, 20,3 °C foi a temperatura máxima registada e um novo recorde para fevereiro naquela capital.
Causa das temperaturas elevadas e pouca precipitação
A situação meteorológica que provocou uma massa de ar relativamente quente para esta altura do ano foi a existência de uma zona de altas pressões persistente sobre parte da Europa. Dois centros de baixa pressão, um ao sul da Groenlândia, e outro desenvolvido no norte da África, proporcionou que se criasse uma vasta região de altas pressões persistente, anticiclone de bloqueio, a afetar algumas regiões da Europa. A existência deste anticiclone de bloqueio favoreceu um aquecimento progressivo da massa de ar, devido à compressão associada às regiões de altas pressões.
Devido à influência da região de altas pressões a precipitação que ocorreu foi muito inferior a normal e consequentemente algumas das regiões onde normalmente ocorria queda de neve, neste mês de fevereiro teve ausência de neve ou a queda de neve foi muito inferior ao normal. Por outro lado a queda de neve ocorreu em regiões mais a sul da Europa, em regiões onde não é normal ocorrer, como foi o caso da Turquia.