Temperaturas elevadas, chuva e trovoada: assim deverá ser o início da próxima semana em Portugal continental

Apesar das temperaturas típicas de verão, por vezes, acima da média, uma depressão isolada deverá contribuir para um início de semana atribulado, com chuva e trovoada, em Portugal continental. Saiba tudo aqui!

Nos últimos dias denotamos um alívio das temperaturas máximas, especialmente nos distritos do litoral. Contudo, apesar desta diminuição, espera-se que a partir de domingo estas voltem a subir, ainda que não de forma tão extrema como no início desta semana, podendo, mesmo assim, os termómetros chegarem aos 37ºC em Castelo Branco, seguido de 36ºC para Portalegre e Beja.

Já os distritos mais frescos deverão ser Viana do Castelo e Aveiro, com 23ºC e 25ºC, respetivamente, notando-se, mais uma vez, a discrepância entre o litoral e o interior do país.

Uma depressão isolada irá trazer chuva e trovoada à nossa geografia

E tal como temos vindo a avançar nas nossas previsões, há a possibilidade crescente de sermos atingidos por uma depressão isolada que poderá resultar em trovoada, já a partir de domingo, e chuva e possibilidade de fortes episódios de trovoada na segunda-feira.

Apesar da incerteza dos locais onde os efeitos desta podem incidir, estima-se que as regiões Norte e Centro sejam as mais afetadas, tanto pela precipitação como pela trovoada, assim como o Alto Alentejo.

densidade de raios
Distribuição da trovoada às 15h de segunda-feira. Ao longo do dia vão havendo variações dos locais mais afetados, mas estima-se que seja dentro deste intervalo horário que os episódios sejam mais abrangentes.

Também as poeiras do Saara poderão voltar ao continente a partir das últimas horas de domingo, sendo na manhã de segunda-feira que atingirão o seu pico, permanecendo no nosso território durante a maior parte do dia, começando a dissipar-se à medida que as horas passam. Desta forma, poderá haver ocorrência de chuva de lama em vários locais, devido à junção da chuva proveniente da depressão com as poeiras em suspensão.

E as temperaturas?

Apesar desta instabilidade atmosférica, as temperaturas poderão manter-se quentes entre domingo e segunda-feira. Poderá haver uma descida pouco acentuada em praticamente todos os distritos do interior e do sul, sendo que os distritos do litoral sofrerão um pequeno aumento.

Apesar da chuva e da trovoada, as temperaturas poderão subir no litoral do país.

As máximas esperadas são de 34ºC para Coimbra, Vila Real e Beja, seguido de 33ºC para Castelo Branco e de 32ºC para Bragança, Évora e Santarém. Os restantes distritos deverão manter-se abaixo dos 30ºC.

Tendo em conta a possível evolução destes fenómenos, aconselhamos a que se mantenha atento às nossas previsões.