Taiwan: forte terramoto de 6.9 causa destruição e alerta de tsunami
A Ilha de Taiwan registou forte terramoto neste domingo (18). Os tremores provocaram danos como descarrilamento de comboios e desmoronamento de prédios, além de um alerta emitido por risco de tsunami. Saiba mais detalhes aqui!
A cidade de Chishang, localizada na área rural do sudoeste de Taiwan registou neste domingo (18) um forte terramoto de magnitude 6.9 com uma profundidade de 10 quilómetros segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos.
Os fortes tremores de terra provocaram muitos danos pela cidade como descarrilamento de trens, desmoronamento de prédios. Também deixou alguns feridos.
Até ao momento, três pessoas ficaram presas sob os escombros de um dos prédios que acabou por desabar, segundo informou a Agência Central de Notícias (CNA) da ilha. Também foi informado que uma quarta vítima estava presa sob os escombros, mas conseguiu ser resgatada com vida.
A Agência Meteorológica do Japão informou que o epicentro foi no condado de Taitung que registou um tremor de magnitude 6,4 na noite do último sábado (17). Não há relatos de vítimas.
O terramoto
O terramoto que atingiu o sudoeste da ilha com magnitude 6.9 derrubou um prédio de baixo nível que tinha uma loja de conveniência, com trabalhadores dentro. Os trabalhos de resgaste já começaram.
Três carruagens de um comboio saíram dos trilhos na estação Dongli, no leste de Taiwan, segundo informações da Administração Ferroviária de Taiwan. O acidente aconteceu depois de parte do dossel da plataforma ter desabado devido aos fortes tremores de terra. Até ao momento, sabe-se que cerca de 20 passageiros que estavam a bordo das carruagens foram evacuados.
Uma escola local também foi afetada, mas até ao momento não houve relatos de vítimas, segundo informou o ex-porta-voz presidencial Kolas Yotaka, que está a concorrer para as eleições no condado de Hualien. Cerca de 110 soldados foram enviados para ajudar nos esforços de socorro.
A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, ativou o Centro de Operações de Emergências da ilha devido ao terramoto, onde pediu aos habitantes muita atenção para possíveis tremores secundários e novos desmoronamentos.
O risco de um tsunami
Após os tremores de terra no sudoeste de Taiwan, o Serviço Geológico dos Estados Unidos emitiu um alerta para ocorrência de tsunami num raio de 300 quilómetros na costa da ilha. Em comunicado, os responsáveis alertaram a população que após o terramoto de magnitude 6.9, a possibilidade de formação de ondas perigosas é real e pode atingir a região.
Recorde-se que a ilha de Taiwan fica perto da junção de duas placas tectónicas, tornando-a assim, suscetível à ocorrência de terramotos. Inclusive, em 2016, mais de 100 pessoas morreram num terramoto no sul da ilha. Em 1999, mais de 2 mil pessoas morreram após a ocorrência de um terramoto de magnitude 7,3.
Mortes por tsunamis
O tsunami é uma força da natureza que, em geral, costuma ter origem a partir de tremores ocasionados por placas tectónicas em áreas oceânicas. Quando ocorre, ondas gigantescas podem invadir áreas de litoral e rapidamente destroem tudo o que encontram pela frente.
Teoricamente, para ser considerado um tsunami, a onda precisa de ter um comprimento superior a 10 quilómetros, tendo um período de formação relativamente lento, cerca de minutos.
Como grande força da natureza e considerado um desastre natural, os tsunamis são responsáveis por destruição e mortes por onde passam. É uma invasão de ondas em áreas costeiras muito rápida e destrutiva.
Por isso, os órgãos responsáveis por monitorizar tais fenómenos agem tão rapidamente quando um terramoto ocorre numa ilha por exemplo, como aconteceu em Taiwan, emitindo o alerta para um possível tsunami.