Surpresa: três perturbações tropicais são monitorizadas pelo National Hurricane Center no início de novembro 2024
Três zonas estão a ser monitorizadas pelo National Hurricane Center (NHC) no início de novembro de 2024, o último mês oficial da temporada de furacões que, do ponto de vista climatológico, é um mês calmo em termos de atividade de ciclones tropicais.
A temporada de furacões no Atlântico termina oficialmente a 30 de novembro de 2024 e, desde 1 de novembro, três zonas estão a ser monitorizadas pelo NHC.
Estas são as três zonas monitorizadas pelo NHC:
Depressão no sudoeste do Mar das Caraíbas
Espera-se que uma grande área de baixas pressões se desenvolva sobre o sudoeste do mar das Caraíbas durante o dia de amanhã. A partir daí, é possível um desenvolvimento progressivo, podendo formar-se uma depressão tropical durante o fim de semana ou no início da próxima semana, à medida que o sistema se for deslocando geralmente para norte ou noroeste sobre o Mar das Caraíbas central ou ocidental.
Independentemente do desenvolvimento, é possível a ocorrência de aguaceiros localmente fortes em partes das zonas terrestres adjacentes das Caraíbas ocidentais.
* Probabilidade de formação até 48 horas... baixa... 30 por cento.* Probabilidade de formação até 7 dias...alta...70 por cento.
Depressão no nordeste do Mar das Caraíbas e nas Grandes Antilhas
Uma depressão perto de Porto Rico está a produzir nebulosidade e aguaceiros generalizados na República Dominicana, Porto Rico, Ilhas Virgens, Ilhas de Sotavento do norte e nas águas adjacentes do Atlântico e das Caraíbas do nordeste. É possível um desenvolvimento lento deste sistema durante os próximos 2-3 dias, à medida que se desloca para oeste-noroeste, perto das Grandes Antilhas.
Após este período, o sistema deverá ser absorvido pela zona de baixas pressões sobre as Caraíbas. Independentemente da evolução, é possível a ocorrência de aguaceiros localmente fortes nos próximos dias, desde o norte das ilhas de Sotavento para oeste, passando por Porto Rico, Hispaniola e até ao leste de Cuba e sudeste das Bahamas.
* Probabilidade de formação até 48 horas... baixa... 10 por cento.* Probabilidade de formação até 7 dias...baixa...10 por cento.
Depressão no Atlântico Norte
Uma zona de baixas pressões não tropical com força de tempestade localizada a várias centenas de quilómetros a oeste do Grupo Ocidental dos Açores está a produzir aguaceiros limitados. O desenvolvimento subtropical é possível à medida que a baixa se for movendo geralmente para leste nos próximos dias.
* Probabilidade de formação até 48 horas... baixa... 10 por cento.
* Probabilidade de formação até 7 dias...baixa...10 por cento.
A atividade dos ciclones tropicais diminui consideravelmente em novembro, gerando em média uma ou duas tempestades tropicais de dois em dois anos, de preferência nas zonas ocidentais do Atlântico Norte.
A próxima tempestade tropical atlântica chama-se Patty.