Surpreendente! Um enorme jato de água apareceu no meio de uma floresta
Durante mais de uma semana, uma gigantesca coluna de água tem vindo a subir do solo até vários metros acima das árvores na periferia de uma pequena cidade japonesa. Até agora, não só não está a enfraquecer, como está a crescer!
A paz e a tranquilidade do Santuário de Iyu na cidade de Oshamanbe, Japão, foi interrompida por um estrondoso ruído que persiste desde 8 de Agosto. Foi uma enorme surpresa para os locais, que, por curiosidade, seguiram o som para encontrar uma enorme pluma de vapor e água que sobe a partir do solo e passa através das copas das árvores. E que até hoje não enfraqueceu.
Segundo os meios de comunicação locais, quando o géiser de água foi descoberto tinha inicialmente cerca de 20 metros de altura, mas no dia seguinte já tinha 30 a 40 metros de altura. O líquido jorra a uma temperatura de 22ºC a 23ºC, emitindo um ruído alto e irritante.
Alguns residentes locais disseram que, devido ao barulho, não podem abrir as janelas à noite. "O barulho era tão alto que no início pensei que estavam a praticar taiko. Tive tanto medo que não consegui dormir ontem à noite", disse uma mulher de 60 anos que vive a cerca de 150 metros do géiser, referindo-se ao som dos tambores japoneses.
As amostras obtidas da fenda no solo determinaram que a água tem um forte cheiro a enxofre, uma coloração acinzentada e também contém sedimentos. Estas partículas, que são elevadas a uma grande altura juntamente com a água, são transportadas pelo vento e depositadas em veículos, casas e todos os objetos durante vários quilómetros em redor, causando um forte desconforto entre os habitantes locais.
Felizmente, o estranho fenómeno não causou quaisquer danos ou baixas. E apesar do incómodo para os habitantes locais, o turismo foi favorecido. A coluna de água apareceu um dia antes da festa anual da cidade, e à medida que as notícias do novo géiser se espalhavam rapidamente, muitos espectadores foram à floresta para tirar as suas fotografias.
O que é um géiser?
Um géiser é um tipo especial de fonte hidrotermal que periodicamente emite uma coluna de água quente e vapor para o ar. A atividade dos géiseres é causada pelo contacto entre a água e as rochas aquecidas por magma subterrâneo. O líquido aquecido geotermicamente regressa à superfície por convecção através de rochas porosas e fraturadas.
Os investigadores japoneses acreditam que existe uma fonte quente escondida sob o terreno do santuário onde este fenómeno ocorreu, embora ainda estejam a estudar o géiser e a sua água. Segundo a aldeia, a área onde ocorreu a erupção foi escavada por uma empresa privada em 1958-59 para investigar os recursos subterrâneos. Em 1961, foram efetuadas escavações para extrair gás e petróleo, o que pode ter favorecido o aparecimento deste jato de água.