Surpreendente tromba marinha avistada em Nassau, Bahamas
Ontem, foi filmada uma impressionante tromba marinha que se formou no porto de Bahamas junto de dois navios de cruzeiro. O turbilhão chegou a provocar danos nalgumas embarcações e infraestruturas. Veja as imagens!
Uma tromba marinha foi avistada e filmada cerca das 13h30, hora local, de ontem, quinta-feira 2 de junho, no porto de Nassau, no arquipélago caribenho das Bahamas. Rodopiou muito perto de navios de cruzeiro que ali estavam atracados nesse dia e que transportavam passageiros com o objetivo de visitar a capital desta nação insular. A nuvem de funil ia sugando a água e no processo apanhou alguns pequenos pedaços de detritos, algo que pode ser observado no vídeo abaixo.
Apesar da sua breve duração, enquanto girava e girava nas profundezas do porto de Nassau, perto da ponte Sidney Poitier que conecta a ilha maior - New Providence - à ilha mais pequena - Paradise Island - a norte, este fenómeno meteorológico foi capaz de causar estragos ligeiros nalgumas embarcações e infraestruturas, à medida que se ia deslocando para norte em direção a Paradise Island.
Os danos foram muito ligeiros, e apesar de visualmente parecer ter o potencial para se transformar num tornado à medida que se deslocava para terra, não teve força para o fazer e, em vez disso, rapidamente se dissipou. E afinal, como se forma uma tromba marinha?
Uma tromba marinha, ou tromba d'água, é um poderoso redemoinho de vento que se desenvolve sobre uma grande superfície de água, seja um mar ou um lago. Em geral, é o nome atribuído a um tornado que se desloca sobre a água e que, por isso, partilha praticamente quase as mesmas características dos seus homólogos terrestres. Na verdade, podem mover-se para terra firme e transformar-se em tornados ou vice-versa.
Os tornados marinhos consistem, geralmente, numa nuvem de funil que sai da base de uma cumulonimbus e atinge a superfície da água. Aí os ventos fortes levantam-na e pulverizam-na, formando uma nuvem de gotas de água que gira a alta velocidade, tal como ocorreu ontem no porto de Nassau, em Bahamas, e exatamente como podemos apreciar no vídeo.