Surfistas do Mundo, uni-vos: descobrimos quais os melhores destinos de surf (e Portugal lidera a tabela)
É apaixonado pelo mar? Não recusa uma oportunidade de apanhar uma boa onda? O surf é o desporto perfeito para conectar-se com a água. E que sorte que os portugueses têm por terem o melhor spot para praticar surf do planeta.
Verão, inverno, chuva ou sol. Seja qual for o estado do tempo ou época do ano, já não consegue sair de cima da prancha? Então, tem mesmo de continuar a ler este artigo. E se não for esse tipo de pessoa, o melhor é fazê-lo, também. Daqui a uns tempos pode tornar-se um fã deste desporto, quem sabe?
Praticante, curioso, fã ou não, a Booking.com preparou uma lista com os cinco melhores destinos para fazer surf no Mundo — e, surpreendentemente (ou não), Portugal está em primeiro lugar.
“Mergulhámos no nosso armário de mais de 29 milhões de listas em mais de 175.000 destinos em todo o mundo para apresentar os cinco spots escondidos perfeitos para todos os viajantes que procuram apanhar algumas ondas”, lê-se no artigo publicado no site a 7 de julho.
Sabia que o surf tem raízes antigas, remontando a pelo menos mil anos nas culturas polinésias? Não? E sabia que as pranchas de surf evoluíram significativamente ao longo dos anos? No início, eram feitas de madeira maciça e pesavam muito. Hoje, são leves e feitas de materiais avançados como a fibra de vidro e o epóxi.
Aliás, três quartos dos viajantes no mundo (75%) concordam que estar perto da água fá-los sentir mais relaxados. Não nos surpreende saber, portanto, que “mais de um terço (36%) dos turistas têm interesse em férias centradas na água em 2024”.
O que não deve saber (ou talvez até pudesse desconfiar, mas não tivesse como comprovar) é que, entre todos os destinos do mundo para surfar, Nazaré é o escolhido pela grande maioria — mas é verdade.
Ondas gigantes e aventuras radicais na Nazaré
Segundo o estudo realizado mediante entrevistas a 27.730 indivíduos de 33 países e territórios, esta vila portuguesa é mesmo a preferida para fazer surf.
A origem para essas ondas grandes perfeitas é o Nazaré North Canyon subaquático, que atinge profundidades de cerca de 5 mil metros, criando um "destino ideal para qualquer surfista, do novato ao especialista”.
A temporada de Big Wave (onde gigante) é de outubro a março, mas os meses de setembro e abril são também excelentes alternativas para evitar a época alta. Além do surf, os visitantes podem aventurar-se no Funicular da Nazaré e descobrir o Sítio, spot com vistas deslumbrantes do litoral.
Uma lista à altura
O ranking continua com Anakao, uma pequena vila de pescadores na costa sudoeste de Madagascar, a ocupar a segunda posição. “É um verdadeiro deleite escondido para surfistas de qualquer nível”, defende o mesmo artigo.
“Mergulhe nas águas cristalinas e explore a abundância de peixes multicoloridos, corais e vegetação subaquáticas”, sugere a plataforma.
O melhor é que não é só o panorama que cativa os visitantes. Os próprios habitantes locais são tão simpáticos que garantem que todos se sentem bem-vindos desde o primeiro momento.
A Baía de Byron, na Austrália, fecha o pódio. Conhecida pelas suas praias deslumbrantes, pelos festivais de classe mundial, e pelo icónico farol de Cabo Byron, é um destino vibrante com pontos de surf famosos.
Perto da cidade, a Reserva Natural de Cabeça Quebrada oferece áreas de surf menos movimentadas, como Whites Beach, Brays Beach e Kings Beach.
A terceira maior ilha do Japão, Kyūshū, não fica nada atrás dos destinos anteriores e é também um dos escolhidos como os preferidos para fazer surf.
“Kyūshū é abençoada com um clima subtropical, montanhas ondulantes e penhascos à beira-mar.” De cascatas a florestas e vulcões, a ilha não desilude.
“Não é apenas uma joia escondida quando se trata de surf, com as suas praias desertas e abundância de escolas de surf. Aqui há muito mais para os viajantes saborearem”, garantem.
Os visitantes podem explorar cidades vibrantes como Fukuoka, as fontes termais de Beppu, os vulcões de Aso, o litoral de Kagoshima, e um jardim e mansão do século XVII, que é Património Mundial da UNESCO.
No ponto mais alto de Long Island, este é um destino de surf popular, especialmente no inverno, época em que se transforma num “sonho tranquilo para os surfistas de águas frias”.
Conhecida como “The End”, Montauk é famosa pelas suas ondas e pesca excecional, recebendo até a reputação de uma das melhores cidades de surf dos EUA, e detendo mais recordes mundiais de pesca em água salgada do que qualquer outro porto do mundo.
“Com belas praias como Ditch Plains e caminhadas no campo, incluindo uma variedade impressionante de restaurantes e barracas de comida, há muito para os viajantes aproveitarem.”