Sucessão de frentes resultará em muita chuva nos próximos dias: eis as regiões mais afetadas de Portugal
A instabilidade atmosférica já se começa a notar em Portugal continental, mas será nos próximos dias que o estado do tempo irá sofrer uma mudança mais significativa.
A estabilidade atmosférica chegou ao fim em Portugal continental. Apesar de hoje e amanhã poder haver alguns episódios de precipitação fraca, especialmente no Norte do país, será no domingo que o estado do tempo irá mudar de forma mais drástica e generalizada.
No último dia do fim de semana o estado do tempo sofrerá uma mudança drástica
Uma sucessão de frentes associadas a uma depressão barométrica situada sobre as ilhas Britânicas irá traduzir-se em muita chuva que deverá entrar no Continente durante a madrugada do dia 5 de janeiro, domingo.
É esperado ainda que durante a madrugada de segunda-feira esta tendência se mantenha, com chuva por vezes forte em praticamente todo o Continente. Desta forma, a faixa litoral deverá contar com a maior acumulação, principalmente no Norte, sendo que a região do Minho poderá registar mais de 100 mm, até ao final de segunda-feira.
Ainda durante a madrugada e a manhã de segunda-feira, poderá haver queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, onde a temperatura deverá rondar os -2 ºC.
Porém, e apesar de serem esperadas tréguas na chuva entre a noite de segunda-feira e início de terça, é esperado que nas últimas horas da manhã de terça-feira esta volte ao Norte do país, alastrando-se mais tarde para a região Centro.
Na madrugada de quarta-feira espera-se a chegada de novas frentes, que levarão à descarga de muita chuva, durante as primeiras horas da manhã. Esta terá maior expressão nas regiões Norte e Centro, mas deverá abranger todo o território.
As temperaturas irão oscilar, mas com tendência à subida generalizada
Quanto às temperaturas, tanto as mínimas como as máximas irão aumentar de forma gradual e generalizada até domingo, voltando a diminuir na segunda-feira, onde a máxima esperada será de 17 ºC para Faro.
Todavia, é esperado um novo aumento, especialmente das mínimas, na quarta-feira. Neste dia, a mínima mais baixa deverá ser registada na Guarda, com 6 ºC, seguida de 7 ºC para Bragança.
Tendo em conta a variação destes fatores e a distância temporal, aconselhamos que se mantenha atento às nossas previsões, em tempo.pt.