Sol e frio com os dias contados: chuva volta a Portugal em breve!

Março arrancou esta quarta-feira (1) com aviso amarelo por tempo frio em quase toda a extensão de Portugal continental. No entanto, dentro de poucos dias o padrão meteorológico no nosso país poderá alterar-se significativamente. Chuva a caminho? Consulte a previsão!

O mês de março arrancou esta quarta-feira (1) com aviso amarelo por tempo frio praticamente de norte a sul de Portugal continental, isto é, em 17 dos seus 18 distritos. Com tanto frio em altitude, a precipitação residual prevista para o interior Norte na tarde/noite de hoje poderá ser de neve a partir dos 800 metros de altitude. O ambiente gélido manter-se-á, pelo menos, até quinta, 2 de março devido ao ar polar.

Entre quinta (2) e domingo (5), na nossa geografia continental, o tempo manterá um carácter anticiclónico, estável e seco, sendo maioritariamente soalheiro nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, e com nuvens ou muito nublado a sul deste acidente geográfico. Espera-se vento em geral fraco, por vezes moderado, do quadrante Leste, podendo soprar temporariamente de Norte. Haverá geadas no interior, sobretudo em redor de áreas montanhosas.

Entretanto, uma frente associada a uma depressão que passará ao largo dos Açores nos próximos dias poderá deixar aguaceiros no sábado (4) no Centro e Sul do país, podendo expandir-se para o Norte de Portugal no domingo (5).

A partir de segunda, 6 de março e durante grande parte da próxima semana, poderá ocorrer uma mudança de padrão meteorológico, esperando-se uma sequência de dias de tempo variável e instável no nosso país, marcados pelo fluxo zonal de oeste.

youtube video id=Np7f6LFBXDY

Prevê-se chuva, por vezes forte, vento moderado a forte do quadrante Oeste, períodos nublados e soalheiros e temperatura mais amena. Isto dever-se-á, essencialmente, à chegada sucessiva à Península Ibérica de frentes associadas a depressões atlânticas, provocadas pela ondulação mais dinâmica dos jatos polar e subtropical.