"Sol de pouca dura": chuva voltará a Portugal no fim de semana

O anticiclone manter-se-á firme em Portugal nos próximos dias, proporcionando sol, nuvens e calor. Todavia, a partir de sábado, o tempo poderá alterar-se em várias regiões do Continente. Chuva a caminho? Consulte a previsão meteorológica!

Após as chuvadas e trovoadas do início da semana em Portugal continental, o domínio das altas pressões nesta quarta-feira (12) em grande parte da Península Ibérica já é bem evidente, vigorando um estado do tempo estável e maioritariamente soalheiro.

Na quinta-feira (13) o anticiclone continuará a reforçar a sua influência meteorológica na nossa geografia, prevendo-se céu limpo a Sul da Serra da Estrela e a norte de sistema montanhoso, céu nublado ou parcialmente nublado, de um modo geral.

Espera-se também um aumento da temperatura diurna, em oposição a uma diminuição das mínimas. Para sexta-feira (14) o tempo apresentará contornos semelhantes, isto é, estável e soalheiro, ou pouco nublado, mas com provável enfraquecimento do anticiclone.

A partir de sábado poderá nascer uma frente atlântica - resultante da interação de duas depressões distintas - que deixaria chuva nalgumas regiões portuguesas.

Para sábado (15), uma depressão isolada em altitude nas proximidades das Canárias começará a interagir com uma depressão atlântica pouco cavada que deixará chuva forte e trovoada nos Açores.

youtube video id=A7PKKO7R3oY

Desta interação resultará uma frente que despejará chuva no Minho e em parte do Douro (Vila Real). No litoral Norte e Centro o céu ficará muito nublado, e no resto do país céu pouco nublado ou limpo.

No domingo (16) a instabilidade atmosférica vai acentuar-se, com a chuva a cair novamente no Minho e no Douro, e com possibilidade de nebulosidade e precipitação a expandirem-se para as regiões do Porto, Aveiro, Coimbra e Viseu Dão-Lafões. A temperatura irá baixar.

Além disso, há possibilidade de aguaceiros localmente fortes no interior alentejano e algarvio devido a uma área de instabilidade proveniente de Marrocos.