Só de barco chegará a esta praia escondida no Algarve. Já a conhece?
Esta é uma das praias mais limpas do mundo — e um tesouro secreto do sul de Portugal. Para chegar até lá precisa de subir a bordo, mas tudo valerá a pena.
440 é o número de praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul em Portugal em 2024. Feitas as contas, são mais oito do que no ano passado, tornando-se no segundo país do mundo com maior número de praias fluviais galardoadas.
Só em Portugal Continental, estima-se que existam cerca de 658 praias oficiais, entre os 943 quilómetros de litoral. E destas, 394 têm o direito de ostentar a Bandeira Azul nesta época balnear — número, diríamos, impressionante.
Uma praia distinguida com Bandeira Azul obedece a vários critérios, entre os quais a qualidade da água e espaço (ordenamento), segurança e serviços, vigilância e sensibilização das pessoas (educação ambiental). Para uma praia a receber, deve preencher uma candidatura que é avaliada primeiro a nível nacional e depois internacionalmente por um júri.
Entre tantas opções de qualidade, porém, torna-se difícil escolher onde passar os próximos dias. Sim, sabemos que esta semana tem sido um pouco como as anteriores: assistimos a dias com temperaturas mais elevadas, a quedas abruptas em 24 horas, a muita nebulosidade, vento, e até mesmo a alguma chuva. Mas, qualquer raio de sol é uma boa desculpa para fugir até à praia e dar um mergulho.
E, de todas as praias distinguidas com a Bandeira Azul em 2024, há uma em particular que deverá estar na sua lista a conhecer. A Praia de Cabanas-Mar, localizada em Cabanas de Tavira (Algarve), chama a atenção pela sua singularidade. É que esta praia não é conhecida apenas pelas suas águas cristalinas e ambiente tranquilo, mas também pelo fato de ser acessível apenas de barco, oferecendo uma experiência exclusiva aos seus visitantes.
Um destino singular
Talvez já tenha ouvido falar nela. Afinal, para muitos, esta é conhecida simplesmente como Praia de Cabanas — e é um destino perfeito para aqueles que procuram uma experiência de praia mais tranquila e menos movimentada do que as sugestões mais óbvias do Algarve.
Nem o facto de ser necessário efetuar a viagem a partir de Cabanas de Tavira de barco (€1,50 ida e volta) a torna menos conveniente. Isto porque aqui existe um restaurante/bar. Durante a época alta, há até serviços de aluguer de toldos com espreguiçadeiras, bem como instalações sanitárias e de primeiros socorros.
Mas deixamos o aviso: verifique os horários dos barcos que fazem a travessia para a praia. Durante o verão, os serviços são frequentes, mas podem ser mais limitados fora da época alta.
Não se esqueça, também, de levar consigo protetor solar, chapéu e água, especialmente nos dias mais quentes, pois a exposição ao sol pode ser intensa.
Além do banho de sol e natação, a praia é ideal para a prática de desportos aquáticos como paddleboarding e caiaque. A tranquilidade das águas também faz com que seja um local seguro e agradável para famílias com crianças.
A população exigiu uma ponte pedonal para a ilha de Cabanas de Tavira
Um cordão humano juntou, em agosto de 2023, um número expressivo de residentes e visitantes no passadiço de Cabanas de Tavira. Como objetivo estava a defesa da construção de uma ponte pedonal para a ilha de Cabanas de Tavira.
A iniciativa, organizada pelo Movimento Cívico “Por uma Ponte Pedonal para a Praia de Cabanas”, reivindicava uma ponte pedonal sobre a ria, para a Praia de Cabanas Mar, integrada na paisagem local e respeitando a navegabilidade da ria.
No entanto, e apesar de o Município já ter feito um "estudo prévio" contemplando possíveis localizações para a ponte pedonal, a concessão da travessia é responsabilidade da Docapesca e não da Câmara Municipal de Tavira.