Sismos: O que ocorreu em Arraiolos e Ponte de Lima?

De acordo com o IPMA, estes sismos não causaram danos pessoais ou materiais e foram sentidos com intensidade máxima III na escala de Mercalli modificada tanto em Arraiolos, como em Ponte de Lima.

Em 2 dias houve dois sismos em Portugal Continental. Um a Sul, em Arraiolos (ontem) e outro hoje, a Norte, em Ponte de Lima.

Sismo em Arraiolos

Um sismo de magnitude 2,6 na escala de Richter foi sentido ontem e teve epicentro a 18 quilómetros de Estremoz, distrito de Évora, sem causar danos pessoais ou materiais, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta ao facto de o sismo ter sido registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, com uma magnitude 2,6 na escala de Richter e, o epicentro ter-se localizado a cerca de 18 km Oeste-Sudoeste de Estremoz, Évora.

De acordo com o IPMA, este sismo não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III - escala de Mercalli modificada - na região de Arraiolos.

Os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

Escala de Mercalli: O que é?

A escala de Mercalli diz respeito à intensidade com que um sismo é percecionado e possui 12 níveis, entre o impercetível e o de danos quase totais. O nível IV corresponde a um sismo Moderado nesta escala.

Segundo a classificação disponível no site do IPMA, convém esclarecer quais os níveis de classificação relativos aos eventos sísmicos que ocorreram nestes dois dias.

II-Muito fraco
Sentido pelas pessoas em repouso nos andares elevados de edifícios ou favoravelmente colocadas.

III-Fraco
Sentido dentro de casa. Os objetos pendentes baloiçam. A vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados. É possível estimar a duração mas não pode ser reconhecido com um sismo.

Sismo em Ponte de Lima

Hoje sucedeu-se outro sismo no Norte de Portugal, no concelho de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo. Entretanto, o IPMA atualizou os dados que já tinha, indicando que o sismo sentido teve intensidade III na escala de Mercalli modificada.

A escala de Mercalli tem 12 níveis, entre o impercetível e danos quase totais. Os sismos que se registaram variaram entre os níveis II/III. Já o nível IV corresponde a um sismo Moderado nesta escala.

Aliás, segundo o organismo oficial de Meteorologia em Portugal, este nível caracteriza-se por "Os objetos suspensos baloiçam. A vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados ou à sensação de pancada duma bola pesada nas paredes. Carros estacionados balançam. Janelas, portas e loiças tremem. Os vidros e loiças chocam ou tilintam. Na parte superior deste grau as paredes e as estruturas de madeira rangem".

O tremor de terra, registado às 07:44 de hoje, teve uma magnitude de 4,3 na escala de Richter, com epicentro a quatro quilómetros este-nordeste de Sobral de Monte Agraço, próximo de Torres Vedras, na zona Oeste do distrito de Lisboa. Se reside em áreas que, por norma, registam este tipo de eventos, consulte este mapa, fornecido pelo IPMA.

Representação cartográfica de um sismo registado em Arraiolos em Janeiro de 2018.

Com base nos Serviços Geológicos dos Estados Unidos da América, que também registou este sismo, um evento desta magnitude “normalmente é sentido, mas apenas causa danos menores”. A média de registo destes sismos é de cerca de 30 mil vezes ao ano.

Ainda assim, os peritos admitem que estes eventos podem acontecer novamente prolongando-se nos próximos dias ou até meses. Esteja preparado para a eventualidade de haver um sismo, seguindo as recomendações sugeridas. Relembramos a importância que estes eventos sísmicos têm. Clique neste link para saber mais sobre sismos.