Sismo de magnitude 7.5 perto do Alasca origina tsunami
Um poderoso terramoto ocorreu a sul da Península do Alasca, no início da tarde de segunda-feira, hora local, gerando um alerta de tsunami. Este alerta passou para um aviso de tsunami. Saiba tudo aqui!
O sismo foi inicialmente classificado com uma magnitude de 7.4 na escala de Richter, mas foi atualizado para uma magnitude de 7.5, com uma profundidade de 40.1 km, de acordo com o United States Geological Survey (USGS). O epicentro foi a cerca de 925 km a sudoeste de Anchorage, Alasca.
“Com base nos parâmetros preliminares deste terramoto, é possível que ocorram ondas de tsunami perigosas, nas costas localizadas a 300 km do epicentro do mesmo”, afirmou o National Tsunami Warning Center (NTWC) num boletim elaborado logo após o sismo.
O NTWC relatou um tsunami de 70 centímetros em Sand Point, assim como uma onda de 49 centímetros foi relatada em King Cove, no Alasca.
Os alertas
Os alertas de tsunami foram emitidos para uma parte da costa do Alasca, mas não incluíram Anchorage. Por volta das 15h (hora local) de segunda-feira, o NTWC cancelou os avisos, mas as flutuações nos níveis das marés ainda podiam ser possíveis na área próxima ao epicentro.
Os alertas informavam que a população perto da costa devia permanecer afastada da mesma até que as autoridades dessem autorização em contrário. "Cada onda pode durar de 5 a 45 minutos enquanto invade e recua." Poucas horas depois, o NTWC emitiu também um aviso de tsunami para todo o estado do Havaí.
"Com base em todos os dados disponíveis, não se espera que um grande tsunami atinja o estado do Havaí. No entanto, mudanças no nível do mar foram registadas em Hilo e Kahului e podem ser um perigo para nadadores e velejadores, bem como para pessoas perto da costa em praias, portos e marinas", frisou o NTWC. Este aviso também foi cancelado.
Desde o terramoto de magnitude inicial de 7.5, houve pelo menos seis réplicas na mesma área, com uma magnitude de pelo menos, 5.0, de acordo com o USGS. A notícia deste sismo no Alasca chegou poucos dias depois de mais de 1 milhão de pessoas participarem no evento anual conhecido como Grande ShakeOut. Este foi realizado na última quinta-feira e funciona como um simulacro.
Com 45 estados e territórios dos Estados Unidos com risco moderado a muito alto de terramotos, de acordo com a Cruz Vermelha Americana, a preparação é um dos passos mais importantes que as pessoas podem utilizar para se prepararem para uma força imprevisível da natureza, como um sismo.