Serão estas as 10 cidades mais bonitas de Portugal? O ChatGPT diz que sim
Eleger as 10 cidades mais belas do nosso país pode ser uma tarefa difícil e algo controversa — mas não para o famoso chatbot. Conheça a seleção deste modelo de Inteligência Artificial.
“Qual é a cidade portuguesa mais bonita do país?” Basta uma pergunta para gerar debates infindáveis. Se uns defendem ser algum destino por onde passaram, outros garantem ser a sua terra-natal, que tantas memórias guarda.
Independentemente da resposta, uma coisa é certa: a beleza é algo subjetivo e está, neste caso específico, ligada a sensações e recordações. Se para uns, uma certa cidade pode ser linda, para outros, pode até nem ser nada de especial.
De forma a chegar a uma resposta mais segura, o tempo.pt pediu ajuda à inteligência artificial para, segundo critérios científicos e algoritmos perfeitos — sem a influência de paladares, olfatos, ou sentimentos — eleger as 10 cidades mais bonitas de Portugal. Ao contrário do que aconteceria com qualquer humano, não houve cá tempo para pensar e a resposta não demorou a aparecer.
A escolha do ChatGPT
“Portugal é repleto de cidades e vilarejos encantadores que combinam beleza natural, arquitetura histórica e charme cultural”, começa por escrever o Modelo de Inteligência Artificial ChatGPT.
Curioso para descobrir o top 10 das cidades mais bonitas do país? Não espere mais. Aqui estão elas — e cada uma tem “um encanto único”, garante a plataforma. “Cada uma delas oferece uma experiência cultural e visual especial para os visitantes.”
Lisboa
A capital é considerada pelo famoso chatbot como uma das “cidades mais belas e vibrantes da Europa”. Concorda?
“As suas colinas, miradouros, bairros históricos como Alfama e Chiado, o rio Tejo e monumentos icónicos como o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém fazem de Lisboa uma cidade inesquecível”, garante o famoso chatbot.
Porto
Não temos dúvidas de que o Porto, com o centro histórico à beira do rio Douro, tem uma arquitetura vibrante. Mas, para o ChatGPT a cidade, com as igrejas barrocas, a emblemática Livraria Lello, e as caves de vinho do Porto, é “uma combinação única de charme, cultura e tradição”.
Sintra
“Património Mundial da UNESCO, Sintra é um destino de contos de fadas, com os seus palácios e castelos, como o Palácio da Pena, a Quinta da Regaleira e o Castelo dos Mouros, além das belezas naturais da serra que cercam a cidade”, lê-se.
Évora
Já aqui escrevemos várias vezes sobre Évora, e esta lista só comprova o que sempre defendemos: Évora tem muito para descobrir.
“As suas ruas tranquilas e atmosfera histórica são encantadoras”, assume a plataforma.
Coimbra
Sede de uma das universidades mais antigas da Europa, Coimbra é uma cidade rica em tradição académica. A Biblioteca Joanina e o Pátio das Escolas são “atrações imperdíveis”, além das vistas do rio Mondego.
Óbidos
Se pudéssemos resumir Óbidos com uma frase, diríamos que se trata de uma vila medieval com muralhas e ruas de pedra que parecem congeladas no tempo.
Com as suas casas brancas adornadas com flores e ruas estreitas, é um dos destinos mais românticos de Portugal.
Braga
“Com uma rica herança religiosa e um dos centros históricos mais belos do país, Braga encanta com o Santuário do Bom Jesus do Monte e a Sé, além das suas ruas vibrantes e cheias de vida.”
Guimarães
Conhecida como o “berço de Portugal” pela sua importância histórica, Guimarães tem “um centro medieval encantador”, com o Castelo de Guimarães e o Paço dos Duques de Bragança.
Aveiro
Não é a toa que se compara Aveiro a Veneza. Para muitos, aliás, a cidade portuguesa é ainda mais bela do que a cidade italiana.
Funchal
“Capital do arquipélago da Madeira, Funchal é uma cidade litorânea que combina jardins exuberantes, paisagens montanhosas e vistas para o Atlântico”, nota o site. “A cidade é um paraíso natural, com o famoso Mercado dos Lavradores e uma forte tradição cultural”, acrescenta ainda.