Será possível observar um cometa durante o eclipse solar total de 2024
Um astrónomo amador calculou a trajetória de um cometa que poderá ser observado durante a totalidade do eclipse solar previsto para abril de 2024. Saiba mais aqui!
A 8 de abril de 2024, todos os olhos estarão voltados para o Sol durante o eclipse total, tendo em conta que este será a principal atração.
Contudo, o Sol será apagado e a escuridão cairá durante o dia, pelo que estrelas e planetas irão aparecer, iluminando-se no meio do falso crepúsculo que ocorre normalmente durante um eclipse total. E com estes, um visitante especial: o Cometa 12P/Pons-Brooks.
A descoberta do cometa 12P/Pons-Brooks
O astrónomo amador, astrofotógrafo, e observador de longa data deste cometa, Dave Weixelman proveniente da cidade de Nevada, Califórnia, descobriu recentemente que o 12P/Pons-Brooks poderá estar próximo do Sol durante a totalidade do eclipse de 2024.
Weixelman disse à revista Astronomy que é provável que 12P/Pons-Brooks atinja o periélio em 2024, podendo ser possível observar o cometa a olho nu. Desta forma, ele traçou a localização do cometa na data e hora prevista do eclipse, utilizando o software SkySafari, definindo o local de visualização no sul do Texas.
Assim, percebeu que o cometa 12P/Pons-Brooks estará localizado perto de Júpiter e a cerca de 24,5° do Sol eclipsado. Isto significa que o cometa será potencialmente visível a meio do eclipse para aqueles que procuram com binóculos ou um telescópio.
Como ver o cometa 12P/Pons-Brooks
Seis planetas estarão no céu durante a totalidade do eclipse solar de 2024. Vénus será o mais brilhante em magnitude -3.9, localizado a cerca de 15° sudoeste do Sol. No lado oposto da nossa estrela, cerca de 30° a nordeste do Sol, estará o segundo planeta mais brilhante, com magnitude -2 Júpiter.
Júpiter servirá de guia para encontrar o cometa Pons-Brooks, afirmou Weixelman, uma vez que o cometa ficará apenas 6° a oeste de Júpiter e cerca de 24,5° a nordeste do Sol. Isto coloca Pons-Brooks aproximadamente no mesmo campo de visão binocular que o gigante do gás, aumentando a facilidade com que os observadores o podem encontrar.
Embora a geometria de visão entre a Terra e o cometa não seja ideal durante a sua aparição no eclipse, as previsões atuais sugerem que Pons-Brooks aparecerá em torno da 5ª magnitude. No entanto, os cometas são "criaturas" inconstantes e as previsões podem cair longe da marca, em qualquer direção.
O próprio astroimager experiente, Weixelman, observa que os fotógrafos ficarão naturalmente entusiasmados com a oportunidade única de capturar tanto a coroa solar como o cometa durante a o eclipse solar de 2024.