Saiba como dormir melhor e mais rápido nas noites quentes de verão
O verão chegou e com ele, inevitavelmente, virão também as noites tropicais, quentes e secas. Ora, calor e descanso não cabem na mesma equação. Assim, apresentamos-lhe os melhores conselhos para dormir bem durantes as noites mais quentes.
O verão é uma ótima estação para quem gosta de se manter ativo, já que os dias são mais longos e podem trazer-nos mais disposição para realizar atividades ao ar livre. Mas nem todos os fãs do verão são fãs do calor para dormir.
Quem vive em Portugal sabe que o verão no nosso país é naturalmente marcado por dias quentes e altas temperaturas, que por vezes se prolongam durante a noite, o que acaba por causar dificuldades na hora de dormir, já que o desconforto provocado pelo calor prejudica o descanso.
Dormir bem, mesmo com todo o calor típico do verão, é indispensável para que tenhamos um bom funcionamento do corpo, que a nossa saúde física se mantenha em dia e, além disso, que a nossa saúde mental seja preservada.
Para isso, é necessário passar por todos os estágios do sono e que a dor de cabeça provocada pelas noites mal dormidas esteja longe da imaginação. Diz-se que a temperatura ideal para uma boa noite de sono está entre os 18 ºC e os 22 ºC.
Por isso mesmo, deixamos-lhe aqui algumas soluções de como aliviar o calor de noite. Com estas 10 dicas para dormir bem no calor baseadas nas sugestões do Professor Kevin Morgan, ex-diretor do Clinical Sleep Research Unit na Universidade de Loughborough, acreditamos que irá conseguir dormir melhor e adormecer que nem um anjinho.
Conselhos para dormir melhor e mais rápido
1. Evite aquela sesta
O tempo quente pode-nos fazer sentir um pouco letárgicos durante o dia. Isto ocorre porque estamos a usar mais energia para regular a nossa temperatura interna.
Mas se o seu sono for perturbado à noite, evite a sesta durante o dia. Bem sabemos que o bom português adora aquela sesta, principalmente depois do almoço, mas quando está calor, a sonolência pode ser preciosa, por isso o melhor é guardá-la para a hora de dormir.
2. Mantenha as rotinas
O tempo quente pode encorajá-lo a mudar os seus hábitos, mas não o faça, isso pode atrapalhar o sono. Tente manter o seu horário de dormir e rotinas habituais. Faça as coisas tal como normalmente faz antes de dormir.
3. Lembre-se do básico
Tome medidas para garantir que o seu quarto esteja o mais fresco possível à noite. Durante o dia, feche as cortinas ou persianas para proteger do sol. Certifique-se de fechar as janelas do lado ensolarado da sua casa, para impedir a entrada de ar quente. Abra todas as janelas antes de ir para a cama para que as brisas mais frescas possam entrar.
4. Use lençóis finos e aposte num bom colchão
Reduza a roupa de cama e aposte num olhão para dormir bem a noite toda. Lençóis finos de algodão absorvem o suor e ajudam a controlar a temperatura do corpo. Apostar num colchão respirável é outra ótima opção para garantir um sono confortável em sintonia com a temperatura do corpo e do ambiente.
5. Use métodos refrescantes
Dê asas à sua imaginação e recorra a algum produto que possa transformar em algo refrescante. Pode optar por colocar sacos no gelo ou usar as bolas de água quente com líquido gelado para arrefecer várias partes do corpo.
Ou pode, alternativamente, fazer uso de roupa que usa diariamente, como por exemplo as suas meias. Coloque-as a arrefecer por algum tempo e depois calce-as, vai ajudar muito a reduzir a temperatura geral da pele e do corpo.
Não se esqueça que também pode recorrer a ventiladores, ventoinhas ou aparelhos de ar condicionado, que o ajudam, temporariamente, a deixar o ar mais fresco e agradável. Certifique-se, contudo, que os desliga antes de adormecer, vai poupar na carteira e na sua saúde.
6. Mantenha-se hidratado e refresque-se com um duche
Beba bastante água ao longo do dia, mas evite beber grandes quantidades antes de dormir, não vai querer acordar durante a noite e passar pelo suplício de voltar a adormecer.
Pode também tomar um duche rápido antes de ir dormir, que o vai ajudar não só a refrescar o corpo, mas como também a livrar-se das gorduras e impurezas que possam estar na pele que o impedem de respirar em pleno durante a noite.
7. Mas pense bem no que vai beber
Tenha cuidado com os refrigerantes. Muitos contêm grandes quantidades de cafeína, o que estimula o sistema nervoso central e faz-nos sentir mais despertos.
Evite também beber muito álcool. No tempo quente, temos tendência a ingerir mais bebidas, algumas alcoólicas, mas apesar do álcool nos poder, aparentemente, ajudar a adormecer, promove o despertar precoce e uma pior qualidade de sono em geral.
8. Fique calmo
Se está numa luta incessante para dormir nos dias mais quentes e parece que nada consegue resolver o seu problema, levante-se e faça algo que o acalme. Experimente ler, escrever, ir até à varanda tentar apanhar uma brisa mais fresca ou até mesmo dobrar as meias.
Certifique-se, contudo, que não vai mexer no telemóvel, jogar consola ou ver televisão, já que a luz destes aparelhos nos deixa menos sonolentos e a atividade é cerebralmente estimulante. Quando estiver mais relaxado e sentir sono, volte para a cama.
9. Pense também nas crianças
As crianças geralmente têm um sono bastante robusto, mas podem ser muito sensíveis às mudanças no “humor” e na rotina familiar. Certifique-se de que os horários habituais de dormir e tomar banho não sejam esquecidos só porque está calor.
Um bebé pode não lhe dizer se está com muito calor ou muito frio, por isso é importante que verifique a sua temperatura. Eles dormirão melhor quando a temperatura ambiente for mantida entre 16 ºC e 20 ºC.
10. Supere
A maioria de nós precisa de cerca de sete a oito horas de sono de boa qualidade todas as noites para funcionar adequadamente. Mas lembre-se de que a maioria das pessoas consegue funcionar bem mesmo depois de uma ou duas noites de sono perturbado.
Embora possa bocejar com um pouco mais de frequência do que o normal, provavelmente vai ficar bem, por isso evite pensar demasiado no assunto e relaxe, para evitar que seja dominado pelos pensamentos.