Sabe quais são dois dos lugares mais frios do planeta, onde ficam e que temperaturas registaram?

Imagina-se a estar num lugar onde as temperaturas podem beirar os 100 ºC negativos? Neste artigo damos-lhe a conhecer dois dos lugares mais frios do planeta, um habitado e outro não.

Antártida
A Antártida é reconhecida globalmente como o lugar mais frio do planeta, e foi precisamente aqui que se registou a temperatura mais baixa de sempre.

Todos nós sabemos o que é sentir frio. Mas há locais no nosso planeta onde o frio pode ser sentido da forma mais intensa e extrema do que podemos imaginar. Consegue imaginar-se a viver num lugar onde frequentemente as temperaturas alcançam os 60 ºC negativos?

Existem áreas na Terra onde os termómetros caem a valores mais baixos do que muitos imaginam, áreas onde a vida humana se torna realmente complicada, como são os dois casos que hoje aqui trazemos.

A Antártida é reconhecida por muitos como o lugar mais frio do planeta. Se procurarmos um local do planeta onde as temperaturas tenham sido as mais baixas registadas na nossa história, teremos que viajar para lá. O clima polar antártico é caracterizado pelo seu frio extremo, praticamente permanente e bastante seco, apesar das águas oceânicas e da água congelada em abundância no continente.

Foi lá que há precisamente quarenta e um anos, a 21 de julho de 1983, se registou uma temperatura histórica de -89,2 ºC na estação russa de Vostok, reconhecida pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) como a mais baixa temperatura alguma vez registada no mundo. Vostok é uma unidade de investigação polar russa, fundada em 1957 pela União Soviética, que fica a 3.420 metros de altitude.

Já depois disso, e com apoio de satélites, em 10 de agosto de 2010 o continente testemunhou uma temperatura ainda mais baixa, de -93,2 ºC, recorde que foi determinado em 10 de dezembro de 2013 por um grupo de investigadores norteamericanos e que foi superado quase uma década depois, em 5 de julho de 2018, quando foram obtidos registos de temperatura ainda mais fria, -98,6 ºC.

Embora estes dois registos ainda não sejam oficialmente reconhecidos pela OMM, por terem sido observados através de dados de satélites, são uma demonstração de quão fria é esta região do globo. Assim, Vostok é reconhecido como o local desabitado mais frio do globo.

Porque é este o lugar mais frio da Terra?

A temperatura registada naquele dia do ano de 1983 por muito tempo intrigou a comunidade científica, afinal era necessário perceber como se atingiu tal valor térmico 54 ºC mais frio do que a média climatológica do inverno local.

Assim, um grupo de investigadores pôs mãos à obra e conseguiu por fim descobrir que o ar relativamente quente que normalmente flui sobre o oceano Sul para o planalto antártico alto, quase parou durante aquele período.

Um fluxo de ar frio que circulava nessa altura sobre a estação de Vostok impedia a mistura do ar mais quente de latitudes mais baixas, isolando a estação e originando condições meteorológicas quase ótimas de arrefecimento. Para isso também contribuiu a ausência de nebulosidade, que aliada ao gelo em suspensão no ar, permitiu uma perda extra de calor da superfície gelada.

Oymyakon, na Rússia, é considerada a cidade mais fria do planeta, onde foi registado um valor mínimo de -67,8 ºC.

E qual é a cidade habitada mais fria do planeta?

Oymyakon, na Sibéria, Rússia é o lugar permanentemente habitado mais frio da Terra. Localizada no Pólo Norte do Círculo Ártico Frio, a cidade registou em 1933 a sua temperatura mais baixa de -67,8 ºC.

Com uma população inferior a 500 habitantes, as escolas fecham quando são atingidas temperaturas inferiores a 55 ºC negativos. Este valor é geralmente a temperatura mínima média durante o inverno. Esta temporada dura nove meses e é muito difícil.

A vida por lá não é nada fácil e cada dia representa um novo desafio. Para termos uma ideia, os peixes congelam apenas trinta segundos após serem retirados do rio e ficam armazenados nos porões das casas como o leite, que nunca é líquido. Os autocarros públicos estão em constante funcionamento em horário de serviço, uma vez que o combustível congela se o motor for desligado.