Reta final da Semana Santa em Portugal contará com muita chuva, temperaturas baixas e possível queda de neve: saiba onde

O início da Semana Santa foi marcado por uma mudança drástica no estado de tempo em Portugal, com descidas abruptas de temperaturas e com o regresso da chuva e do vento. Como será a reta final? Veja aqui!

Tal como foi referido nas nossas previsões, um rio atmosférico atingirá a nossa geografia já no dia de hoje, resultando em chuva que deverá incidir sobre todo o Continente, inicialmente nas regiões Centro e Sul, alastrando-se depois para Norte.

Quanto às temperaturas, entre hoje e amanhã haverá uma pequena subida das máximas em alguns distritos, como Évora, Porto, Castelo Branco e Portalegre.

Contudo, a partir de sexta-feira estas deverão voltar a descer, de forma generalizada, sendo que o fim de semana deverá contar com temperaturas invernais, principalmente no interior norte e centro do país, onde, no sábado, as mínimas podem baixar até aos -2 ºC no distrito de Bragança, seguidos de 0 ºC para a Guarda, podendo haver queda de neve nos pontos mais altos.

Fim de semana de Páscoa digno de inverno

Depois de um sábado bastante frio, especialmente no interior norte e centro do país, no domingo de Páscoa, a temperatura mínima mais baixa deverá ser de 1 ºC para Bragança e Guarda, onde o termómetro não deverá passar dos 9 ºC e 5 ºC, respetivamente. Já as máximas mais altas esperadas deverão chegar aos 16 ºC em Faro, seguidos de 15 ºC para Lisboa e 14 ºC para Santarém, sendo que os restantes distritos não deverão registar mais do que 13 ºC.

Para além das temperaturas dignas de inverno, a chuva poderá dar algumas tréguas durante algumas horas na sexta-feira Santa, essencialmente no Centro e Sul do país, contudo, espera-se que o fim de semana seja bastante chuvoso, podendo a acumulação de precipitação ultrapassar os 100 mm em grande parte do território, porém, o vento deverá diminuir de velocidade também a partir de sexta-feira.

precipitação acumulada
Mapa de precipitação acumulada para o domingo de Páscoa, às 13h, onde podemos observar valores acima dos 100 mm, em várias partes do país.

Para além da grande quantidade de chuva em vários locais de Portugal Continental, existem alguns sítios em que estes valores de precipitação não se irão verificar, como também é visível no mapa. Entre eles, a região de Lisboa e Trás-os-Montes, a Este da Barreira de Condensação, que impede a passagem de massas de ar húmido, provenientes do oceano, para aquela região.

E os arquipélagos?

Na Madeira e nos Açores o cenário é idêntico em relação à chuva, que deverá manter-se até ao final da semana, ainda que com alguns intervalos e possibilidade de abertas, em ambos arquipélagos. As temperaturas, como de costume, serão mais elevadas na Madeira, ainda que não ultrapassem os 20 ºC.

O IPMA tem ativos vários avisos amarelos e laranja devido à agitação marítima nas ilhas, que deverão estar em vigor até sábado. De momento existe um aviso vermelho para o grupo Ocidental dos Açores, onde as ondas de noroeste podem chegar aos 20 metros de altura. Este deverá estar em vigor entre as 3h e as 9h da manhã do dia 28 de Março.