Reta final da Semana Santa em Portugal contará com muita chuva, temperaturas baixas e possível queda de neve: saiba onde
O início da Semana Santa foi marcado por uma mudança drástica no estado de tempo em Portugal, com descidas abruptas de temperaturas e com o regresso da chuva e do vento. Como será a reta final? Veja aqui!
Tal como foi referido nas nossas previsões, um rio atmosférico atingirá a nossa geografia já no dia de hoje, resultando em chuva que deverá incidir sobre todo o Continente, inicialmente nas regiões Centro e Sul, alastrando-se depois para Norte.
Quanto às temperaturas, entre hoje e amanhã haverá uma pequena subida das máximas em alguns distritos, como Évora, Porto, Castelo Branco e Portalegre.
Contudo, a partir de sexta-feira estas deverão voltar a descer, de forma generalizada, sendo que o fim de semana deverá contar com temperaturas invernais, principalmente no interior norte e centro do país, onde, no sábado, as mínimas podem baixar até aos -2 ºC no distrito de Bragança, seguidos de 0 ºC para a Guarda, podendo haver queda de neve nos pontos mais altos.
Fim de semana de Páscoa digno de inverno
Depois de um sábado bastante frio, especialmente no interior norte e centro do país, no domingo de Páscoa, a temperatura mínima mais baixa deverá ser de 1 ºC para Bragança e Guarda, onde o termómetro não deverá passar dos 9 ºC e 5 ºC, respetivamente. Já as máximas mais altas esperadas deverão chegar aos 16 ºC em Faro, seguidos de 15 ºC para Lisboa e 14 ºC para Santarém, sendo que os restantes distritos não deverão registar mais do que 13 ºC.
Para além das temperaturas dignas de inverno, a chuva poderá dar algumas tréguas durante algumas horas na sexta-feira Santa, essencialmente no Centro e Sul do país, contudo, espera-se que o fim de semana seja bastante chuvoso, podendo a acumulação de precipitação ultrapassar os 100 mm em grande parte do território, porém, o vento deverá diminuir de velocidade também a partir de sexta-feira.
Para além da grande quantidade de chuva em vários locais de Portugal Continental, existem alguns sítios em que estes valores de precipitação não se irão verificar, como também é visível no mapa. Entre eles, a região de Lisboa e Trás-os-Montes, a Este da Barreira de Condensação, que impede a passagem de massas de ar húmido, provenientes do oceano, para aquela região.
E os arquipélagos?
Na Madeira e nos Açores o cenário é idêntico em relação à chuva, que deverá manter-se até ao final da semana, ainda que com alguns intervalos e possibilidade de abertas, em ambos arquipélagos. As temperaturas, como de costume, serão mais elevadas na Madeira, ainda que não ultrapassem os 20 ºC.
O IPMA tem ativos vários avisos amarelos e laranja devido à agitação marítima nas ilhas, que deverão estar em vigor até sábado. De momento existe um aviso vermelho para o grupo Ocidental dos Açores, onde as ondas de noroeste podem chegar aos 20 metros de altura. Este deverá estar em vigor entre as 3h e as 9h da manhã do dia 28 de Março.