Regresso às aulas: partilhamos 5 formas simples de reciclar o seu material escolar de ciclos anteriores
Com o novo início do ano letivo, os 3 Rs podem tornar-se o seu melhor aliado. Uma vez que a reciclagem e a reutilização do material escolar beneficiam a sua economia e promovem o cuidado da natureza.
Durante a época de regresso às atividades escolares para os alunos de todas as idades, a procura de ferramentas, de material didático para uso escolar e dos recursos necessários ao desenvolvimento académico torna-se uma prioridade para a maioria das famílias.
Um dos fatores que mais se destaca na procura de material escolar ano após ano, é o aumento dos custos relacionados com o regresso às aulas onde se considera não só o investimento em material académico; mas também a compra de fardas e calçado, para além do pagamento das respetivas propinas.
Reciclagem: uma prática em que todos ganham
Antes que os materiais do ciclo anterior acabem descartados no lixo, vale a pena dar uma olhada neles. Pode descobrir que muitos deles ainda têm elementos perfeitos para continuar a utilizá-los.
Lembremos que a maior parte dos materiais são produzidos através de recursos naturais com uma utilização significativa de água e energia; enquanto outros implicam a utilização de combustíveis fósseis e a libertação de poluentes para a atmosfera. Se acrescentarmos a isto o facto de se considerar que têm um ciclo de vida curto, o desperdício destes materiais torna-se um problema importante.
Ao procurar a reutilização de alguns materiais que já possuímos ou a sua restauração para lhes dar uma segunda utilização, não só obtemos um benefício do orçamento da época, como evitamos o desperdício de recursos valiosos, promovendo diretamente o cuidado do ambiente.
Damos-lhe 5 ideias simples para reciclar o seu material escolar
Primeiro, cadernos cosidos a partir de folhas recicladas
Não há melhor forma de realçar a criatividade (para além de uma personalidade ecológica) do que montar cadernos a partir das folhas em branco que sobraram de cadernos anteriores. Além disso, este pode ser também um ótimo plano familiar em que todos em casa podem aprender a útil arte da costura.
Em segundo lugar, dê uma segunda vida às belas capas
Nunca ficou triste por se desfazer da obra de arte que criou no início do semestre? Isso já não terá de acontecer a mais ninguém! Com a ajuda de uma tesoura, uma régua e papel laminado, pode transformar as pequenas obras de arte em separadores de livros perfeitos para o novo dia de aulas.
Terceiro, reutilize as caixas e mochilas antigas
Não vai precisar de gastar em caixas organizadoras para ferramentas, sementes ou sacos para o supermercado. Estes utensílios podem ter uma segunda vida dentro de casa, para além de se adaptarem facilmente às novas funções que lhes der.
Em quarto lugar, viva os tesouros do conhecimento
Doe os livros dos ciclos anteriores aos conhecidos que tem e que possam precisar deles. Pode também levá-los para doar a bibliotecas, escolas ou centros comunitários.
Em quinto lugar, os lápis de cor, consigo até ao fim
Sendo uma das ferramentas que pode utilizar até estarem completamente acabadas, vale a pena que estejam no seu estojo até ao último traço. Além disso, pode utilizar as aparas restantes para fazer trabalhos manuais. Claro que, quando esses lápis deixarem de existir, certifique-se de que os próximos que comprar são de boa qualidade para que também durem muito tempo.
Consumo vs Sensibilização: Ensinar as novas gerações
Quer se trate de grandes ou pequenos alunos, quer se trate de materiais reutilizados ou novos, as ferramentas não são apenas valiosas pelo investimento económico que representam, mas são ferramentas de aprendizagem feitas com recursos inestimáveis que o nosso planeta nos fornece.
Para além das tendências atuais, o cuidado com o ambiente começa a tornar-se uma questão cada vez mais relevante não só nas salas de aula, mas também no estilo de vida das novas gerações. As pequenas mudanças para uma vida sustentável são as que mais contam!