Recordes de chuva e neve da depressão Monica causaram perturbações generalizadas em algumas zonas da Europa
No passado fim de semana, algumas regiões da Europa foram atingidas por uma série de fenómenos meteorológicos, tendo sido registadas inundações, granizo, muita neve e ventos fortes. Infelizmente, as inundações em França causaram algumas vítimas mortais.
No final da semana passada, um sistema atlântico de baixas pressões e frentes meteorológicas associadas deslocaram-se em direção ao Golfo da Biscaia. No domingo, uma área secundária de baixa pressão e sistemas frontais podiam ser observados perto do sul de França. A tempestade trouxe uma série de condições meteorológicas extremas em algumas partes da Europa, desde granizo, neve, vento forte, chuva intensa e inundações.
Portugal foi mais afetado durante as primeiras horas da manhã de sábado, com várias zonas do norte e centro do país a receberem um manto de neve, a maior parte das quais em altitudes mais elevadas. Pensa-se que este terá sido um dos maiores nevões desde 2018 a afetar Portugal. A altitudes mais baixas, por exemplo na cidade do Porto, registou-se chuva muito forte e também algum granizo.
Inundações e risco de avalanches em França
Durante o fim de semana, registaram-se graves inundações e uma forte queda de neve em França, com vários milhares de casas sem eletricidade e estradas intransitáveis. O departamento dos Alpes Marítimos, no sudeste de França, registou cerca de 50 cm de neve, o que aumentou o risco de avalanches na região. Ao longo de domingo, houve também relatos de granizo com acumulações de até 5 cm em certas regiões de França. O granizo não é muito comum no início de março na Europa.
Météo France, o serviço meteorológico nacional francês, colocou 12 departamentos em alerta laranja no domingo devido ao risco de avalanches, inundações e grandes ondas associadas à tempestade Monica. No entanto, infelizmente, ainda há registo de vítimas mortais e de pessoas desaparecidas. Os esforços de salvamento e de recuperação prosseguem ainda esta semana.
Durante as últimas horas de domingo e até às primeiras horas da manhã de segunda-feira, registou-se também tempo severo na Croácia. Foram registadas graves inundações na cidade costeira de Zadar. Cerca de 164 mm de precipitação caíram em apenas 12 horas, o que constitui um recorde para março. A maior parte da precipitação foi provocada por uma tempestade de propagação lenta.
Os avisos meteorológicos continuam em vigor em França
Os avisos laranja e amarelo para inundações mantêm-se hoje em vigor em 48 departamentos de França. Em caso de inundações, os cidadãos são aconselhados a evitar as vias fluviais e as pontes e a deslocarem-se para zonas mais altas ou a abrigarem-se em andares superiores. Em Bordéus, no sudoeste de França, registaram-se recentemente inundações.
Há também avisos amarelos para avalanches nos departamentos alpinos e nos Pirenéus, devido à quantidade de neve que caiu durante o fim de semana.