Quer mesmo que aquele desejo se realize? Basta pedi-lo nesta aldeia histórica de Portugal
Em Castelo Mendo, perto da Guarda, o tempo parece ter parado entre muralhas e ruas de pedra. Aqui, cada pedra conta uma história, e até pode pedir um desejo no famoso Barroco dos Desejos.
Vilas impressionantes, aldeias românticas e cidades baratas e perfeitas para escapadinhas de fim de semana. Não há dúvida de que Portugal tem muito para explorar. E não, não é só no verão que deve fazê-lo.
O bom do nosso país é que há sugestões para conhecer em qualquer altura do ano. E se, algumas praias merecem ser descobertas durante os meses mais quentes, há outros destinos que merecem a sua atenção quando o tempo começa a arrefecer. A Aldeia Histórica de Castelo Mendo é um deles.
“Localizada no concelho de Almeida, distrito da Guarda, Castelo Mendo é uma das Aldeias Históricas de Portugal que se destaca pelo charme medieval e pela preservação do património histórico”, lê-se na revista ‘Versa’.
Aqui não há pressa nem tempo contado
A opinião é unânime: esta é uma pequena pérola medieval que parece ter saído diretamente de um conto de fadas. Já está convencido a visitá-la?
Ao chegar, deparar-se-á com uma vila cercada por muralhas imponentes, onde o tempo parece ter parado. As ruas de pedra estreitas, as casas em granito e o ambiente calmo e acolhedor transportam-nos para outra época. Acredite, aqui todas as pedras têm mesmo uma história.
Apesar de ter origens no período romano, foi no século XIII, sob o reinado de D. Sancho II, que ganhou importância estratégica, sendo fortificada para proteger a fronteira com Castela.
O mais curioso é que este encantador refúgio medieval está dividido em duas partes, a Cidade Velha — que inclui um castelo, uma igreja em ruínas e vestígios do urbanismo medieval — e a Cidade Nova, ambas protegidas pelas mesmas muralhas.
“Os dois recintos muralhados de Castelo Mendo são um conjunto de máximo de interesse histórico e patrimonial”, nota o site ‘Aldeias Históricas de Portugal’.
“Testemunham a atenção dada pela coroa portuguesa àquele que foi lugar estratégico frente a Leão, pelo menos, até à assinatura do Tratado de Alcanizes, a 12 de setembro de 1297, integrando uma linha ativa de defesa do reino, articulada com Sortelha, Vila do Touro e Pinhel.” Até então, a fronteira entre os reinos de Leão e Portugal era definida pelo vale do rio Côa, estando Castelo Mendo situada em frente a Castelo Bom (fortaleza leonesa até 1297), funcionando como guardiã de uma das passagens do Côa.
Embrenhe-se na história da aldeia
Partir à descoberta de Castelo Mendo é como entrar numa cápsula do tempo, com os visitantes a serem transportados para outra época. Isto porque as construções da aldeia mantêm o traçado original da vila medieval, o que lhe oferece um carácter distinto e autêntico.
Aqui o castelo, que já viu batalhas e reis, é o coração de Castelo Mendo. Subir às suas muralhas é como ter um bilhete de primeira fila para uma vista deslumbrante sobre as vastas paisagens da Beira Interior. Mas não são só as paisagens que atraem os visitantes.
E se quiser pedir um desejo, esta é a oportunidade perfeita para fazê-lo. É que, segundo a lenda popular, basta lançar uma pedra na direção do Barroco dos Desejos. Se cair em cima do penedo, o seu desejo vai ser realizado. Se não conseguir, tem bom remédio: deve voltar numa outra oportunidade e tentar novamente a sorte.
Aproveite ainda a visita para explorar o caminho histórico de Castelo Mendo (PR2). É circular, tem seis quilómetros e segue por caminhos ancestrais do vale do rio Côa, que ligam a aldeia ao rio, “quase sempre ladeados por muros de pedra”. Coincide parcialmente com a Grande Rota das Aldeias Histórias e a Grande Rota do Vale do Côa.