Queda de granizo e vento forte em Portugal: as últimas imagens!
O mês de maio, apesar de estar a chegar ao fim, continua a mostrar enorme instabilidade meteorológica. Mostramos aqui as mais recentes imagens dos episódios de precipitação intensa, acompanhada de granizo e vento forte.
Depois do downburst, em Almeirim, que se resume a um vento de grande intensidade e perigosidade, que pode facilmente ser confundido com um tornado, voltaram os episódios de tempo adverso ao nosso país. Os distritos mais afetados foram Bragança, Vila Real e Viseu.
#Trovoada acompanhada de vento em Vilar de Maçada, #Alijó.
— Meteo Trás-os-Montes - Portugal (@MeteoTrasMontPT) May 29, 2020
José Martins pic.twitter.com/Wc7PqXEssT
São vários os registos da queda de precipitação intensa, granizo e vento, partilhados no Twitter. A temperatura desceu para 16 ºC, em Vila Real, como é possível observar neste vídeo, abaixo.
A4 entre Vila Real e Alijó, a temperatura caiu para 16°C.
— Meteo Trás-os-Montes - Portugal (@MeteoTrasMontPT) May 29, 2020
Pedro Costa#FMA #Granizo pic.twitter.com/oFZIIlxaoA
No distrito de Viseu há, neste momento, alguma atividade elétrica e já há registos de inundações de algumas infraestruturas e vias, devido à precipitação intensa.
️ #Granizo em #Viseu.
— Meteo Trás-os-Montes - Portugal (@MeteoTrasMontPT) May 29, 2020
Ana Sampaio#FMA #Trovoadas pic.twitter.com/C45blPkXSa
Segundo a previsão feita aqui, estava previsto que alguns episódios adversos afetariam Portugal a partir de sexta-feira (dia 29). Estes contariam com muita chuva e trovoada, como tem vindo acontecer ao longo da Primavera.
Estima-se que os núcleos de trovoada previstos incidirão sobretudo, no interior Norte e litoral Centro do país, e mais localizados na região Centro, segundo o modelo ECMWF.
#Boatarde !
— Tempo.pt (@Tempo_Portugal) May 29, 2020
O #tempo de sol e calor ️ 'abandona-nos' temporariamente, como se vê nesta magnífica imagem
Mas o ambiente quente ️ mantém-se, com nuvens de #trovoada bem visíveis para os residentes ️
Desde #Bragança Trás-os-Montes, fotografia captada por @Soniac_Sanches https://t.co/feW1wTBRLy
Esta adversidade do estado de tempo deverá durar até dia 4 de junho, contudo, até lá, as temperaturas deverão manter-se amenas, apesar de baixarem ao longo dos próximos dias.