Que planeta está ao lado da Lua esta noite, sexta-feira, 7 de julho?

Prepare-se para um verdadeiro festival celestial neste mês de julho! Durante estas noites estreladas, seremos testemunhas de um espetáculo único: um desfile de planetas ao lado da nossa querida Lua.

astronomia; julho 2023
Bem-vindo ao fascinante espetáculo celestial no céu neste mês de julho!

Prepare-se para assistir a um desfile cósmico de planetas na companhia da nossa querida Lua. Se está a pensar quais os planetas que terá a sorte de observar perto do nosso satélite nas próximas noites de verão, está no sítio certo. Aqui encontrará todas as informações necessárias para desfrutar desta experiência celestial com conhecimento de causa!

Que planeta poderemos ver hoje ao lado do nosso satélite?

Se está a pensar que planeta estará ao lado do nosso satélite esta noite, sexta-feira, 7 de julho, a resposta é Saturno. A Lua minguante gibosa, com 85,0% de iluminação, estará muito próxima do majestoso Saturno, cujo brilho atinge a magnitude 0,8. Ambos os corpos celestes estarão localizados na constelação de Aquário.

No Hemisfério Norte, a Lua e o planeta anelado nascerão por volta da meia-noite e permanecerão próximos ao horizonte. No Hemisfério Sul, nascerão por volta das 22 horas e percorrerão o céu durante toda a noite, atingindo o seu ponto mais alto às 3 horas da manhã, hora local.

saturno;
Mas isso não é tudo, há mais por descobrir no fascinantes céu de julho!

Durante este mês, teremos a oportunidade de ser testemunhas de outros encontros celestiais entre a Lua e diferentes planetas. Quer saber mais? Continue a ler!

Desfile de planetas

Alguns destes acontecimentos incluem a proximidade da Lua com Júpiter a 11 de julho, Mercúrio a 19 de julho e Vénus a 20 de julho. Estas conjunções dar-nos-ão uma visão impressionante da Lua ao lado destes planetas brilhantes no céu.

11 de julho, a Lua com Júpiter

A Lua minguante estará próxima de Júpiter, o gigante do sistema solar. Este encontro cósmico será visível a partir das 20 horas, com uma proximidade de aproximadamente 2°03', e a conjunção ocorrerá às 22:18 horas com uma distância de 2°13'. Júpiter, com o seu brilho deslumbrante de magnitude -2,3, estará localizado na constelação de Áries.

A 19 de julho, Mercúrio entrará em cena

Será a vez de Mercúrio, o mensageiro alado dos deuses. Embora o disco lunar seja quase invisível devido ao facto de ocorrer um dia após a Lua Nova, poderá deliciar-se com a conjunção entre a Lua, com uma iluminação de 1,9%, e o ágil Mercúrio, com uma magnitude de -0,4. Este emocionante acontecimento celeste terá lugar às 09h57, com uma distância de conjunção de 3°30'. Mantenham os olhos na constelação de Câncer para testemunhar este deslumbrante encontro.

20 de julho, a vez de Vénus

O protagonista será Vénus, o brilhante planeta do amor e da beleza. Vénus, com o seu brilho deslumbrante de magnitude -4,6, estará em conjunção com a Lua, que terá uma iluminação de 5,3%. A conjunção ocorrerá às 09:38, com uma distância de 7°51'. Para além disso, terá a oportunidade de observar a proeminente estrela Regulus, com magnitude 1,4, e Marte, com magnitude 1,8, a brilhar nas proximidades na constelação de Leão - um verdadeiro festim para os olhos!

21 de julho, conjunção com Marte

E para fechar com chave de ouro, a Lua aproximar-se-á de Marte, o ousado planeta vermelho. Nesta conjunção, o crescente lunar encontrar-se-á com Marte. A conjunção terá lugar às 05:00 da manhã, a uma distância de 3°16'. Mas isso não é tudo, haverá também uma emocionante aproximação às 07:57, com uma distância de 2°57'. Não perca a oportunidade de observar este fascinante encontro na constelação de Virgem.

Como tirar o máximo partido da experiência?

Se quiser desfrutar ao máximo destas conjunções e de outros acontecimentos celestes, é importante escolher os locais de observação ideais. Procure locais escuros, longe da poluição luminosa das cidades, que lhe permitam ter uma visão clara do céu. Além disso, não se esqueça de verificar as horas locais do nascer e do pôr da Lua e dos planetas para tirar o máximo partido destas experiências.

E enquanto desfruta destes encontros cósmicos, preste atenção ao brilho e às cores dos objetos celestes que observa. Os planetas, como Júpiter e Vénus, deslumbram com o seu brilho constante e não cintilam como as estrelas. Cada planeta tem a sua própria tonalidade caraterística: Mercúrio é cinzento ou castanho, Vénus brilha num belo amarelo pálido, Marte apresenta tons rosa e vermelho, Júpiter cativa-nos com o seu laranja caraterístico e Saturno deslumbra-nos com o seu dourado especial.

Prepare-se, portanto, para se deixar cativar pelas maravilhas do firmamento! Dirija o seu olhar para o céu e admire a conjunção da Lua e de Saturno nesta noite estrelada. Mas não se esqueça de que há muitos outros encontros celestes a descobrir ao longo deste mês de julho. Desfrute da majestosidade do universo e deixe-se maravilhar pelo desfile de planetas ao lado da nossa querida Lua!