Quantos quilos de queijo comem os portugueses? A quantidade vai surpreendê-lo

Os portugueses adoram queijo e os números provam-no. Não vai acreditar na quantidade que cada um consome por ano.

Queijo
Consegue adivinhar? Foto: Unsplash

Se há coisa que os portugueses levam a sério é o amor pelo queijo. Seja num pequeno-almoço, num lanche prático ou a dar aquele toque especial a um prato, este alimento é rei na nossa alimentação. E os números não mentem.

Será que sabe quantos quilos de queijo come cada português por ano? Apostamos que vai ficar longe do número.

Cada português consome, em média, 14,9 quilos de queijo por ano. Sim, quase 15 quilos de pura delícia.

“Sendo um alimento muito apreciado pelos portugueses, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), o consumo per capita de queijo em Portugal tem vindo a aumentar nos últimos quatro anos, atingindo os 14,9 kg por ano em 2023”, nota a revista ‘Forever Young’.

Uma história de amor em 14,9 kg por ano

Odiado por alguns, amado por vários, a paixão pelo queijo tem crescido ano após ano. E isso também se reflete na quantidade comprada por cada família.

Em cada ida ao supermercado, cada família leva para casa cerca de 400 gramas deste petisco, um valor que não pára de aumentar. Afinal, com tantas variedades à escolha, é impossível resistir.

“Este aumento reflete uma maior frequência de compra e a preferência por quantidades mais significativas, demonstrando o lugar especial que o queijo ocupa na alimentação dos portugueses”, escreve a Bel Portugal, empresa especialista em queijo, citada pela mesma revista.

Queijo da Serra da Estrela, de Azeitão, de São Jorge, de Nisa, de Serpa. Requeijão, amanteigado e seco. De ovelha, cabra e vaca. Inteiro ou fatiado. Agora a pergunta é: qual será o prefeito dos portugueses?

Os queijos favoritos dos portugueses

Entre as opções mais populares, o queijo fatiado lidera as preferências, com as marcas Limiano e Terra Nostra a dominar o segmento. Rápido, versátil e delicioso, é perfeito para sandes, tostas ou mesmo para comer assim, sem cerimónia.

Queijo
Uma presença forte nos supermercados. Foto: Unsplash

O queijo prato e o queijo fresco também têm um lugar especial nos corações (e frigoríficos) dos portugueses.

Mas não é só nos formatos tradicionais que o queijo brilha. O segmento de "snacking" está a ganhar força, com opções como Babybel e A Vaca que Ri a conquistarem os mais práticos e os que procuram um lanche rápido e nutritivo. E, para quem está de olho na linha, as versões light já representam quase metade deste segmento.

“A crescente preocupação com um estilo de vida saudável faz com que as opções light sejam um segmento em crescimento, o que no caso do snacking já se traduz em quase 50% do segmento.”

Muito mais do que sabor

Mas não é só pelo sabor que este produto tem conquistado. É que, além de delicioso, o queijo é um verdadeiro aliado da saúde.

Rico em proteínas de qualidade, cálcio e vitaminas essenciais, ele contribui para a manutenção dos ossos, ajuda na saciedade e ainda dá um boost de energia.

A nutricionista Diana Dinis, segundo a 'Human Resources Portugal’, destaca que incluir queijo na alimentação é uma excelente forma de tornar as refeições mais saborosas e nutritivas, evitando tentações menos saudáveis.

Queijo
Não pode faltar numa mesa portuguesa Foto: Unsplash

“O queijo é um alimento completo e versátil e por isso uma excelente opção para incorporar nas nossas refeições. É rico em proteínas, essenciais para a construção e reparação dos tecidos do nosso corpo, e contribui para a saciedade. Além disso, é uma excelente fonte de cálcio, vital para a saúde óssea, e de vitaminas B12 e D. Graças à sua diversidade, permite tornar a alimentação mais interessante e saborosa, ao mesmo tempo que pode ajudar a controlar o apetite evitando lanches menos saudáveis.”

Com tantas razões para o adorar, não admira que o queijo continue a ser um dos alimentos mais queridos pelos portugueses. Agora, diga lá: já comeu o seu queijo hoje?