Quando virá a primavera este ano e que características apresentará no nosso território?

O primeiro mês do ano está quase passado e com ele a dureza do inverno. Desta forma, estamos cada vez mais próximos da estação do ano mais desejada por (quase) todos. Fique a saber mais, aqui!

Primavera.
Na primavera, a duração do dia natural aumenta e as flores voltam a mostrar toda a sua beleza natural.

Ainda em pleno inverno, caminhamos a passos largos para o verão, embalados nos dias amenos e nas temperaturas acima da média para esta altura do ano com que esta semana nos tem presenteado. No entanto, antes do verão há uma estação mágica, uma estação de transição que pode ser analisada de vários prismas: a primavera.

Estamos cada vez mais próximos de março e, consequentemente das paisagens verdejantes (...).

Em primeiro lugar, é importante salientar as diferenças entre o Hemisfério Norte e Sul, já que neste momento seguem caminhos opostos. No nosso hemisfério, a primavera está ao 'virar da esquina' e o equinócio de março é daqui a cerca de dois meses. Já para o Hemisfério Sul, que se encontra em pleno verão, o outono é já ali e marca a chegada das afamadas “águas de março”.

Na astronomia, o equinócio é definido como o instante em que o Sol, na sua órbita aparente, cruza o equador celeste.

Em segundo lugar é importante salientar que a própria chegada da primavera merece várias análises, seja do ponto de vista meteorológico, ou do ponto de vista astronómico. A primavera meteorológica chega primeiro do que a primavera astronómica, fazendo com que uma das imagens de marca desta estação do ano, o renascimento de muitas espécies de flora, embeleze as paisagens de grande parte do território nacional.

primavera; equinócio
A primavera astronómica é catalogada com base na posição da Terra em relação ao Sol, durante o seu movimento de translação.

Dados concretos

Como vem sendo hábito, a primavera meteorológica e a primavera astronómica não se iniciam na mesma data. A última terá início no dia 20 de março e durará até dia 20 de junho, dia em que se inicia o verão. A primavera astronómica é catalogada com base na posição da Terra em relação ao Sol, durante o seu movimento de translação. Para o Hemisfério Norte, o equinócio de março (ou da primavera) e o solstício de junho (ou de verão) são dois momentos chave.

Já do ponto de vista da primavera meteorológica, sabe-se que terá início no dia 1 de março e vai durar aproximadamente 3 meses, até ao dia 31 de maio (cerca de 3 semanas antes do solstício). O ano de 2024 tem uma curiosidade relacionada com o fim do inverno meteorológico e o início da primavera: como é um ano bissexto, o inverno terminará a 29 de fevereiro e não a 28, como é habitual.

Estamos cada vez mais próximos de março e consequentemente das paisagens verdejantes e, por exemplo, das amendoeiras em flor, características de Trás-os-Montes. Infelizmente, nem todo o território nacional poderá apreciar a chegada das estações quentes da mesma forma.

Se a chegada da primavera e do verão são sinónimo de mais turistas e mais rendimento, a seca que afeta o Sul do país e mais concretamente o Algarve poderá ter consequências que ainda não estão totalmente quantificadas, sabendo-se de antemão que a primavera será menos verde e (ainda) mais amarela do que no centro e no Norte.