Quando é que vai deixar de chover em Portugal? Nesta data prevê-se uma clara melhoria do tempo
A depressão ex-Leslie vai provocar um agravamento do estado do tempo em Portugal continental hoje e amanhã. E muita gente já questiona... Quando é que vai parar de chover? Aqui temos todas as respostas da meteorologia no nosso país para os próximos dias.
Hoje terça (15) e amanhã - quarta-feira, 16 de outubro - espera-se um agravamento das condições meteorológicas em Portugal continental devido à depressão ex-Leslie que percorrerá o nosso país de sudoeste para nordeste. Neste momento estão ativos avisos amarelo e laranja por previsão de risco moderado a significativo de chuva, trovoada e possibilidade de queda de granizo.
De acordo com o modelo de confiança da Meteored, as regiões Sul e Centro da geografia do Continente serão as mais afetadas, mas o Norte também não irá escapar. Prevê-se que o período mais crítico da passagem desta tempestade ocorra ao longo da tarde e noite desta terça-feira (15) e nas primeiras horas da madrugada de quarta-feira (16) (até às 06:00 da manhã aproximadamente).
São expectáveis também rajadas máximas de 70 km/h, em particular nas terras altas do Centro. Na tarde de quarta-feira (16) uma nova frente atravessará o nosso país, regando-o com alguma 'fartura'.
Quinta e sexta, dias em que ocorrerá uma diminuição considerável da instabilidade no estado do tempo
Para quinta-feira (17) está prevista uma clara melhoria no panorama meteorológico, com evidente estabilização do estado do tempo em Portugal continental. Haverá uma descida das temperaturas. O arrefecimento que sentiremos neste dia será causado pela chegada de uma massa de ar frio vinda de nor-noroeste (latitudes setentrionais). Os aguaceiros persistirão em boa parte do país, especialmente no Norte e Centro, e em particular no litoral destas regiões.
Na sexta-feira, 18 de outubro, prevê-se céu muito nublado, caracterizado por períodos de chuva ou aguaceiros fracos e dispersos pelo Norte e Centro do país. É esperada uma subida das temperaturas, algo que provavelmente estará relacionado com o vento que passará a soprar do quadrante Oeste.
Quanto à entrada para o fim de semana, ainda subsiste alguma incerteza, mas os mapas de referência da Meteored insistem num novo episódio de chuva que começaria nas últimas horas de sexta (18) e prolongar-se-ia durante uma boa parte do dia de sábado (19). Prevê-se precipitação no Norte, Centro e Alto Alentejo, sendo mais provável e frequente no Noroeste, nas zonas a oeste da Barreira de Condensação (distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e setores oeste de Vila Real e Viseu), e menos provável e frequente a Sudeste, no Norte Alentejano.
Tanto quanto é possível perceber, este novo episódio de chuva seria provocado por frentes, e por um rio atmosférico que conectaria uma depressão inicialmente situada a noroeste dos Açores e mais tarde já posicionada a oeste das Ilhas Britânicas, a outra centrada sobre a Islândia.