Quando é a Semana Santa em 2022? Datas e considerações sobre o tempo
Apesar das principais celebrações anuais, como por exemplo o Natal, estarem perfeitamente assinaladas no nosso calendário, as datas escolhidas para celebrar a Semana Santa variam todos os anos em função do calendário lunar.
Embora as datas não sejam fixas, a Semana Santa costuma ser calhar entre os meses de março e abril, após o início da primavera, que é a estação mais variável, meteorologicamente falando, do ano inteiro.
A data da Semana Santa é determinada todos os anos pelo calendário lunar. Neste caso começará a 10 de abril, dia no qual se irá celebrar o Domingo de Ramos, e terminará a 17 de abril, com o Domingo de Ressurreição.
Porque é que a Semana Santa muda de data todos os anos?
Como já referimos, a origem das mudanças nas datas da Semana Santa está no calendário lunar do ano corrente. O Domingo de Ressurreição deve coincidir sempre com o primeiro domingo após a primeira Lua cheia da primavera.
O equinócio da primavera costuma ser entre os dias 19 e 21 de março no hemisfério norte, embora não exista uma data específica. Este ano terá lugar a 20 de março. Uma vez tendo começado esta estação, devemos ter em conta o plenilúnio. Este ano a primeira lua cheia da primavera será no sábado, 16 de abril, pelo que o Domingo de Ressurreição irá ser celebrado no domingo seguinte, ou seja, a 17 de abril. A partir desta data serão estabelecidas as restantes celebrações da Semana Santa como o Domingo de Ramos (10 de abril), a Quinta-Feira Santa (14 de abril) ou a Sexta-Feira Santa (15 de abril).
Que tempo se pode esperar para estas datas?
Apesar de ainda ser demasiado cedo para determinar com exatidão o tempo do qual iremos desfrutar no próximo mês de abril, podemos antecipar-nos a partir das tendências climatológicas da primavera.
De acordo com os dados climatológicos do IPMA, em abril a temperatura média em Portugal costuma ser quase 2 ºC mais elevada do que durante o mês de março (11,1 ºC), mas não devemos esquecer que estes meses costumam registar precipitação abundante e oscilações térmicas frequentes, características típicas da estação primaveril.
No que diz respeito à chuva, a precipitação média em abril no nosso país é de 92,1 mm, quase vinte litros a menos do que em março. Assim, pode-se depreender que quanto mais cedo a Semana Santa é, mais frescos e chuvosos os dias de celebração são; e que pelo contrário, quanto mais tarde for, mais amenos e com menor tendência para o aparecimento de chuva frequente os dias serão.
A grande variedade de condições climáticas em Portugal continental permitir-nos-á desfrutar de uma Semana Santa em 2022 ao gosto do consumidor. No entanto, há que estar atento às previsões meteorológicas atualizadas à medida que a data se for aproximando.