Qual é a pirâmide mais antiga do mundo?
Uma estranha colina localizada na Indonésia levanta a possibilidade de que as sociedades antigas pudessem ter tido conhecimento arquitetónico e tecnológico muito mais avançado do que imaginávamos.
Quando falamos sobre pirâmides, a nossa cabeça geralmente move-nos automaticamente para o Egito e, em particular, para as famosas pirâmides de Gizé, que foram construídas há mais de 4.500 anos.
No entanto, se estamos à procura da pirâmide mais antiga do mundo, temos de viajar um pouco mais, para o outro extremo do mundo, especificamente para Karyamukti, em Cianjur, na Indonésia.
Uma maravilha arqueológica na Indonésia
Nas profundezas da selva de Java Ocidental surge uma colina vulcânica que tem sido objeto de muita especulação e vários estudos arqueológicos. Embora inicialmente tenha sido considerada uma elevação natural, algumas investigações recentes revelaram estruturas e alinhamentos escalonados que sugerem uma origem artificial.
Durante um longo período de tempo, uma equipa multidisciplinar de arqueólogos, geofísicos, geólogos e paleontologistas afiliados a várias instituições da Indonésia obteve evidências que sugerem que a enorme estrutura piramidal subterrânea escondida sob uma colina da Indonésia poderia ser a mais antiga do mundo construída pelo Homem.
Trata-se de um sítio arqueológico megalítico sobre o qual todos os tipos de teorias foram levantados há cerca de quantos anos ele tem. Enquanto alguns dizem que data do século IX, outros apontam que a sua origem remonta a 2.000 a. C.
Alguns arqueólogos afirmam que Gunung Padang teria mais de 27.000 anos, o que a tornaria a mais antiga do mundo, superando até a pirâmide de Zoser, construída há 4.600 anos atrás no Egito antigo.
As teorias controversas em torno de Gunung Padang
O debate sobre Gunung Padang não se limita apenas à sua antiguidade, e surgiram todos os tipos de teorias. Alguns sugerem que poderia ter sido um antigo local de culto, enquanto outros especulam sobre a existência de tecnologias avançadas usadas na sua construção.
Os defensores da hipótese da pirâmide argumentam que as camadas de rocha e estruturas sobrepostas indicam planeamento consciente, o que contradiz a explicação da formação natural. Se acabarem por demonstrar que esta pirâmide foi projetada há mais de 20 milénios, seria uma amostra clara de uma civilização desconhecida extremamente desenvolvida.
Alguns sugerem que a colina poderia ser um testemunho de uma civilização perdida, mas muitos outros são mais céticos e defendem mais investigações para confirmar ou refutar as afirmações.
Nova visão de habilidades tecnológicas na Pré-História
Os habitantes do local consideram uma área sagrada e chamam-lhe de "Punten Berundak", que significa pirâmide escalonada, e mantiveram a sua relevância cultural ao longo do tempo, graças aos terraços que a rodeiam.
Se as revelações sobre Gunung Padang forem verdadeiras, isto mudaria radicalmente a nossa conceção das habilidades tecnológicas dos seres humanos em épocas pré-históricas.
Até agora, acreditava-se que naquela época os humanos eram capazes de construir abrigos temporários modestos, utilizando materiais como madeira, ossos e peles de animais, e não estruturas de pedra megalíticas ou pirâmides escalonadas como a de Gizé no Egito.